Refer investe na ferrovia no porto de Sines

Refer investe quatro milhões na Linha do Sul com vista ao porto de Sines 

A Rede Ferroviária Nacional (Refer) anunciou ontem que vai investir cerca de quatro milhões de euros na Linha do Sul, “reforçando as condições de exploração de comboios de mercadorias com origem e destino no porto de Sines”.


Refer reforça circulação de mercadorias na Linha do Sul 

A obra consiste na construção de uma nova estação técnica, ao quilómetro 118,5 da ferrovia, entre a estação de Canal Caveira e o apeadeiro de Azinheira dos Barros, no concelho de Grândola, que permitirá o cruzamento de comboios de 750 metros de comprimento, informou a empresa em comunicado enviado à imprensa.
Segundo a nota da Refer, a obra estará concluída no final deste ano, “sem grandes interferências na exploração ferroviária atual”, uma vez que o traçado da estação técnica, com uma extensão de cerca de um quilómetro, irá desenvolver-se “paralelamente” à Linha do Sul, que liga Lisboa ao Algarve.
“Este relevante investimento, cujo valor global é de cerca de quatro milhões de euros, visa o aumento da capacidade do itinerário Sines – Ermidas – Grândola”, pode ler-se no comunicado.
A intervenção reforça “as condições de exploração de comboios de mercadorias com origem e destino no Porto de Sines”, referiu a empresa que gere as linhas de caminho-de-ferro nacionais.
A empreitada de construção da estação técnica, no valor aproximado de 1,7 milhões de euros, foi adjudicada ao consórcio Somafel/Conduril, enquanto outras empresas asseguram a montagem da sinalização elétrica, do sistema de controlo automático de velocidade e das telecomunicações.
A construção da ferrovia  é, dizem diversos especialistas, essencial ao crescimento do porto de Sines.
Na recente visita do Presidente da República à China, Cavaco Silva procurou promover o porto de Sines como uma das principais portas de entrada das exportações do Oriente para a Europa.
O Presidente português salientou "as relações de Portugal com a Europa, a África e a América Latina como uma mais-valia e também referiu que, com o alargamento do canal do Panamá, o porto de Sines passará a ser cada vez mais o principal porto de águas profundas de entrada do Oriente na Europa", revelou o Presidente em Pequim.

Comentários