Palmela unida em voto de congratulação à Autoeuropa

Investimento da Autoeuropa "vem permitir uma maior aposta no concelho de Palmela" 

O Executivo Municipal de Palmela subscreveu, de forma unânime, na reunião pública de 7 de Maio, um voto de congratulação à Autoeuropa, que acabou de assinar um contrato de investimento com o Estado português, no valor de 678 milhões de euros, a realizar até 2019. A fábrica anuncia que vai criar mais 1500 postos de trabalho: 500 de forma direta e os restantes de forma indireta. Para o executivo da autarquia é "um significativo investimento no concelho e no distrito, contribuindo para elevar o nível de vida e de bem-estar dos seus habitantes". 


Investimento da Autoeuropa, com apoio do Governo agrada a Palmela 

Este novo investimento na fábrica de Palmela "vem criar várias centenas de novos postos de trabalho e contribuir para o desenvolvimento de outras empresas do parque industrial, com repercussões muito positivas na sustentabilidade do cluster automóvel regional e nacional", diz a autarquia. 
No âmbito deste contrato, até 2022, a Autoeuropa pretende atingir vendas acumuladas de 20 mil milhões de euros e duplicar o volume de exportações, ao mesmo tempo que se pretende, até 2017, criar 500 novos postos de trabalho directos, que poderão ascender a mais de 1500, de forma indirecta.
Passados 23 anos e 3,5 mil milhões de euros de investimento depois, a Autoeuropa constitui-se, "sem dúvida, como o maior investimento estrangeiro que opera em Portugal, com números que impressionam", diz a autarquia de Palmela.  
Lembre-se que a Autoeuropa emprega diretamente 3339 pessoas, produziu cerca de 90 mil veículos em 2013 e exportou cerca de 1600 milhões de euros (representa cerca de quatro por cento das exportações do nosso país), sendo o grupo Volkswagen o terceiro maior exportador já que cerca de 99 por cento da produção da Autoeuropa é exportada. 
A empresa tem um volume de negócios acumulado que ascende a cerca de 33 mil milhões de euros e representa cerca de um por cento para o crescimento do Produto Interno Bruto português.
Em 2012, as compras da Autoeuropa a empresas fornecedoras nacionais totalizaram perto de mil milhões de euros. E, de um total de quase 700 unidades empresariais que fornecem a Autoeuropa, cerca de metade são portuguesas.
Mais que isso, realça a autarquia de Palmela, "a Autoeuropa foi fundamental na criação do cluster automóvel nacional, o seu papel continua a ser primordial nos dias de hoje, agora ao nível da sua dinamização, como tem sido o propósito do FIAPAL – Fórum da Indústria Automóvel de Palmela, a que preside e onde o município participa como secretário da Direção desta associação". 

Câmara isenta de taxas quem cria investimento 
Articuladamente com a estratégia de desenvolvimento e sustentabilidade da Autoeuropa, a Câmara de Palmela "com a recente aprovação de medidas de incentivos e de redução de taxas a aplicar aos projetos de investimento, procura criar sinergias, contribuindo para a fixação de mais empresas, fornecedores e logística nas áreas de localização e instalação de empresas", disse fonte da autarquia ao ADN.
Este investimento, através do forte empenho do Estado português em promover a captação de investimento estrangeiro, "vem permitir uma maior aposta no concelho de Palmela, originando a criação de centenas de postos de trabalho para a população, bem como a sustentabilidade e desenvolvimento de outras empresas ligadas ao setor", recorda o documento.
Como tal, a Câmara de Palmela, "congratula-se com o acordo de investimento alcançado entre o Estado e a Autoeuropa, que permite a criação de postos de trabalho e um significativo investimento no concelho e no distrito, contribuindo para elevar o nível de vida e de bem-estar dos seus habitantes", conclui o documento que foi aprovado em uníssono pela maioria comunista que gere a autarquia, bem como os vereadores do PS e do vereador da coligação PSD/CDS-PP. 

Comentários