Mostra de Vinhos de Fernando Pó premeia melhor vinho

Fernando Santana Pereira revalida título de melhor vinho de Palmela  

Pelo segundo ano consecutivo, Fernando Santana Pereira venceu o Concurso de Vinhos da Mostra de Vinhos de Marateca e Poceirão, que realizou-se no passado fim-de-semana em Fernando Pó, no concelho de Palmela. O produtor está "orgulhoso" do prémio e espera que o título lhe permita "ter fruto comercialmente". A Casa Agrícola Assis Lobo conquistou o segundo lugar – este ano, partilhado com a Casa Ermelinda Freitas – e o terceiro coube à Agrosilvestre. Na segunda-feira, em Jerez de la Frontera, em Espanha, uma delegação da Câmara de Palmela, o primeiro município a ostentar o título de Cidade Europeia do Vinho, em 2012, celebrou um Protocolo de Cooperação com as cidades que lhe sucederam: Marsala, em Itália, e Jerez de la Frontera, Espanha, que é a cidade europeia do vinho este ano. 


Mostra de Vinhos da Marateca e Poceirão decorreu este fim de semana

Fernando Santana Pereira venceu, pelo segundo ano consecutivo, o Concurso de Vinhos da Mostra de Vinhos de Marateca e Poceirão.
Os 29 tintos das duas freguesias foram analisados em prova cega pela Câmara de Provadores da Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal e os resultados foram conhecidos no domingo, ao final da tarde, no âmbito da 19ª Mostra, que decorreu ao longo de todo o fim de semana, em Fernando Pó.
Para o produtor é "um grande orgulho e uma grande alegria" a conquista pelo segundo ano consecutivo do melhor vinho da região de Palmela. Fernando Santana Pereira espera que "este prémio pode também, comercialmente, dar os seus frutos".
Na região de Palmela os vinhos, diz o viticultor medalhado, "têm estado a atingir uma excelente qualidade e ganhar este prémio é a prova de que estamos no caminho certo".
Também pela segunda vez consecutiva, a Casa Agrícola Assis Lobo conquistou o segundo lugar – este ano, partilhado com a Casa Ermelinda Freitas – e o terceiro coube à Agrosilvestre.
Durante três dias, o público provou a qualidade dos vinhos produzidos na região, num ambiente rural, envolvido pelas vinhas e com a presença dos produtores. Gastronomia e produtos locais, colóquios, música e animação complementaram o programa do certame, por onde passaram, de acordo com a organização, cerca de oito mil visitantes. Andreia Bento, presidente da Mostra de Vinhos, disse que o "objectivo lançado foi alcançado". Para Andreia  Bento, a 19ª edição da mostra levou "Fernando Pó a mais público e a mais curiosos".
Depois da modernização das adegas, à criação de marcas próprias e à promoção nacional e internacional, os produtores de Marateca e Poceirão "estão agora empenhados no crescimento enoturístico, com forte investimento em estruturas que permitam aumentar a oferta e a atratividade para a região", refere o município de Palmela.
Luís Miguel Calha - vereador do Desenvolvimento Económico e Turismo da autarquia de Palmela - reafirmou que o evento "tem vindo a afirmar-se ao longo dos anos"  mantendo sempre a matriz genuína com que foi criado. Ao longo destes três dias a Mostra de Vinhos de Marateca e Poceirão "mostrou aquilo que de melhor temos no concelho", finalizou o autarca.

Os 10 Melhores Vinhos do Ano
1º Fernando Santana Pereira
2º Casa Agrícola Assis Lobo
2º Casa Ermelinda Freitas
3º Agrosilvestre
4º Maria Alice Carreira Palhoça
5º Vinhos Terras d’Agualva
6º Pedro Fernandes Monteiro
7º Filipe Jorge Palhoça
8º José Bento da Silva Freitas
9º Freitas & Palhoça, lda.
10º Marcolino Freitas & Filho, lda.

Intercâmbios com Marsala e Jerez de la Frontera
Na segunda-feira, em Jerez de la Frontera, em Espanha, uma delegação da Câmara de Palmela, o primeiro município a ostentar o título de Cidade Europeia do Vinho, em 2012, celebrou um Protocolo de Cooperação com as cidades que lhe sucederam: Marsala (Itália - 2013) e Jerez de la Frontera (Espanha - 2014). Este protocolo, aprovado, por unanimidade, na reunião pública de 7 de Maio, integra, também, a RECEVIN, Rede Europeia de Cidades do Vinho, que dinamizará a cooperação entre estas e as futuras Cidades Europeias do Vinho.
"Esta estratégia comum de promoção económica e turística dos territórios será concretizada através da promoção de intercâmbios no campo do enoturismo, do incentivo a projetos de financiamento para a melhoria da competitividade e atratividade, do incremento de iniciativas que promovam os parceiros enquanto destinos enoturísticos, da organização de eventos culturais e outros, associados à cultura do vinho, bem como da partilha de informação e ações de marketing enoturístico", explica a Câmara de Palmela em comunicado.


Comentários