Moita prossegue Roteiro das Atividades Económicas

Visita à Vangflor e reunião com Associação dos Agricultores

O executivo da Câmara da Moita voltou ao terreno para visitar uma exploração dedicada à produção e comércio de flores, na zona de Quinta da Vinha e Pinhal de Chitas. Rui Garcia e João Romba ficaram a  conhecer "os meandros" daquele negócio que investiu mais de um milhão de euros no concelho e criou cerca de 60 postos de trabalho. Os autarcas tiveram ainda,  no âmbito do Roteiro das Atividades Económicas Agrícolas e Agropecuárias, uma reunião de trabalho com a Associação dos Agricultores do Distrito de Setúbal.  

Autarcas visitaram estufas de flores da Vangflor, na Moita 

No âmbito do Roteiro das Atividades Económicas Agrícolas e Agropecuárias, o presidente da Câmara Municipal da Moita, Rui Garcia, e o vereador com o pelouro do Desenvolvimento Económico, João Romba, visitaram, no dia 6 de Maio, a Vangflor, empresa que alargou a sua atividade ao concelho da Moita, diz fonte do gabinete de imprensa do município.
Desde há largos anos dedicada à produção e comércio de flores, a Vangflor ocupa uma superfície de cerca de 2,5 hectares e, recentemente, dedicou-se à produção inovadora de flores, através de estufas com recurso à hidroponia. Com uma forte diversidade na produção, a empresa, que, no seu universo empresarial, garante cerca de 60 postos de trabalho, foi objeto de um cofinanciamento através do PRODER e consegue, hoje, produzir cerca de 1 500 molhos de flores por semana, posteriormente distribuídos por todo o País.
Com mais de 1 milhão de euros investidos nas estufas mais recentes, localizadas na zona da Quinta da Vinha/Pinhal de Chitas, Moita, este é considerado "um projeto de sucesso que atesta o enorme potencial de oportunidades de desenvolvimento rural do concelho da Moita que o Roteiro das Atividades Económicas Agrícolas e Agropecuárias tem vindo a confirmar", diz a autarquia da Moita em comunicado.

Valorização de produtos e produção locais
Também inserida neste Roteiro, realizou-se, no dia 30 de Abril, uma reunião entre a Associação dos Agricultores do Distrito de Setúbal e a Câmara  da Moita. Neste encontro, os autarcas ouviram as preocupações dos pequenos agricultores que lutam pela sua manutenção económica, retirando proveito das condições do território, consideradas excelentes para a produção agrícola.
Preocupado com a quebra de rendimentos e concorrência desleal, o presidente da Câmara reiterou "a importância estratégica que o município da Moita atribuiu, desde sempre, às questões agrícolas, além de, na esfera das suas competências próprias, tudo fazer no sentido de valorizar os produtos e a produção local", referiu Rui Garcia.
O Roteiro das Atividades Económicas Agrícolas e Agropecuárias – Programa de Gestão Participada “Reforçar a Democracia, Preparar o Futuro prosseguirá, nas próximas semanas, com contactos com outros agentes económicos do concelho.

Comentários