Moita contra reorganização hospital do distrito

Moita aprova moção “contra o encerramento de serviços hospitalares”

Câmara da Moita aprovou a subscrição do apelo “Em Defesa da Escola Pública”, manifestando-se, desta forma, contra as medidas e orientações que contrariem o direito ao Ensino e sejam prejudiciais a um sistema de ensino universal, de qualidade e para todos. Na mesma reunião do executivo, na freguesia do Gaio Rosário, foram aprovados diversos apoios ao movimento cultural do concelho. 

Reorganização hospital no Distrito preocupa autarcas da Moita 

Segundo a moção aprovada, por unanimidade, "o processo de destruição do Serviço Nacional de Saúde (SNS), desencadeado nos últimos anos com o encerramento de serviços de urgência, maternidades, centros de saúde, serviços de atendimento permanente, implementação e agravamento de taxas moderadoras, criação das parcerias público-privadas, agravou-se drasticamente a pretexto da aplicação do programa de assistência financeira a Portugal".
Através da Moção “Contra o Encerramento de Serviços Hospitalares”, aprovado nesta reunião, a Câmara Municipal manifesta "a sua posição de frontal recusa à portaria 82/2014 de 10 de Abril que conduz ao desaparecimento dos serviços de obstetrícia e maternidade, entre outras valências, dos Hospitais do Barreiro, Montijo e de Setúbal, centralizando-os apenas no Hospital Garcia da Horta, em Almada".  Para o executivo da Câmara da Moita, a nova reorganização hospitalar em todo o distrito "conduzirá  ao corte do seu orçamento para funcionamento e investimentos previstos, bem como ao despedimento de profissionais ou à sua colocação noutros locais. Dificuldades que acrescem às atuais carências já sentidas ao nível dos Cuidados Primários de Saúde: falta de médicos e enfermeiros de família, reduções nos horários de funcionamento dos centros de saúde, limitação da carteira de serviços prestados às populações, entre outros", diz a moção.
Para a autarquia da Moita, "todo este processo tem como única finalidade a destruição do SNS por razões ideológicas e opção política". Assim, a Câmara exige "a sua participação em todos os processos ou decisões que digam respeito à organização e funcionamento dos Serviços de Saúde que servem a população do Concelho da Moita".  
Caso o Governo avance com a reorganização, a autarquia promete "organizar e participar em ações de protesto ou outras que sejam consideradas adequadas à defesa dos interesses dos cidadãos, nomeadamente o pedido de audiência urgente ao Ministro da Saúde" e "apelar aos utentes, aos profissionais de saúde e suas estruturas representativas e à população em geral, para que intensifiquem a luta em defesa do SNS, contra a aplicação desta Portaria", conclui a moção aprovada pelo executivo da Moita.  

Câmara apoia atividade associativa do concelho
A Câmara da Moita assume-se, uma vez mais, como parceira da Associação Cultural História e Património AliusVetus na organização da VII Feira Medieval de Alhos Vedros, tendo aprovado, na sua reunião pública descentralizada que se realizou na sede do Beira Mar Futebol Clube Gaiense, a atribuição de um apoio financeiro, no valor de cinco mil euros.
A Feira Medieval, que este ano se realiza entre 29 de Maio e 1 de Junho, com o tema “A Feira do Foral”, no âmbito das Comemorações dos 500 Anos do Foral Manuelino, é já um marco nas feiras medievais de todo o país, atraindo à vila de Alhos Vedros – do Parque das Salinas ao Pelourinho –, milhares de pessoas.
Ainda no âmbito do programa de intervenção municipal para o associativismo, a Câmara da Moita aprovou igualmente a atribuição de um apoio financeiro à Sociedade Recreativa e Cultural União Alentejana, no valor de 750 euros. Esta verba destina-se a apoiar a realização da XXXI Semana Cultural Alentejana que irá decorrer entre 14 e 21 de Junho, na Baixa da Banheira.
Para apoiar a deslocação de um atleta da Sociedade Recreativa da Baixa da Serra ao Campeonato da Europa de Luta Feminina – Séniores, na Finlândia, a Câmara aprovou também a atribuição de 120 euros a esta coletividade.
Todas as propostas e a moção foram aprovadas por unanimidade.


Comentários