Talento da Gastronomia arranca em Setúbal

Oitenta jovens concorrem a título de "Jovem Talento da Gastronomia"

Oitenta jovens profissionais vão concorrer pelo título de "Jovem Talento da Gastronomia 2014". O concurso que cumpre a 3.ª edição arranca esta quarta-feira, dia 7 de Maio, na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal com participantes de vários pontos do país. Os concorrentes vão ser avaliados em cinco categorias: Cozinha, harmonizações com cerveja, artes da mesa, pastelaria e barmen. Seguem-se as etapas em Lousada (Externato Senhora do Carmo), no dia 14, e em Fátima (Escola de Hotelaria), no dia 21 de Maio. À final, em Novembro, chegam os 31 melhores. 

Cozinha portuguesa procuro jovens talentos na gastronomia 
Oitenta jovens vão disputar a partir de hoje, 7 de Maio, o título de “Jovem Talento da Gastronomia”, um concurso que pretende proporcionar novas experiências e aprendizagens aos futuros profissionais do setor, anunciou a organização.
O concurso anual, que decorre pela terceira vez, pretende apurar os melhores talentos nas categorias de ‘Artes da Mesa’, ‘Barmen’, ‘Cozinha’, ‘Pastelaria’ e ‘Harmonizações com Cerveja’.
Na competição, consoante a categoria em que concorrem, os jovens terão de “preparar cocktails obrigatórios, saber apresentar ao cliente um queijo, um prato ou um vinho português, ou preparar um prato para harmonizar com cerveja”, disse à Lusa Paulo Amado, da Inter-Magazine – Edições do Gosto, que promove o “Jovem Talento da Gastronomia 2014”.
“O concurso é um lugar de experiências. Os jovens profissionais do futuro estão perante aqueles que já são profissionais consolidados e estão à procura de aprender”, explicou o responsável, acrescentando que os prémios também proporcionam essa aprendizagem, quer através de estágios em Portugal ou de um curso na “prestigiada escola ALMA Experience”, em Itália, onde “vão ter oportunidade de ter acesso a outro tipo de ensinamentos”.
Segundo a organização, a edição deste ano motivou “centenas de candidaturas nas diversas categorias”, pelo que foi necessária uma triagem prévia para apurar os 80 participantes. “Este é um sinal dos tempos. As profissões da hotelaria têm suscitado grande interesse, maioritariamente as que têm a ver com a cozinha. Este ano tivemos centenas de inscrições de jovens de todo o país, que estão à procura de complementar o seu futuro profissional com o acesso a um tipo de experiência que os leva para fora das paredes das escolas, para poderem provar aquilo que já sabem, num espírito de partilha”, afirmou Paulo Amado.
Para o responsável, esta nova geração de cozinheiro tem muita “vontade de aprender e a aprendizagem faz-se dentro e fora de portas”.

Competição começa em Setúbal 
Atualmente “saem cozinheiros das escolas de hotelaria, com boa formação, e que já vêm licenciados de outras áreas”, portanto jovens que voltaram atrás nos seus estudos para terem a formação-base de cozinha.
“Isso gera uma mudança e um avanço no panorama bastante interessante”, defendeu, explicando que há “uma outra geração de profissionais de cozinha já com mais bagagem para enfrentar os conhecimentos-base de cozinha e com mais rápidas capacidades para dar prosseguimento a novos caminhos da gastronomia portuguesa”.
Paulo Amado destacou que, além deste “novo perfil de profissional na área da gastronomia”, se observa também a valorização da gastronomia portuguesa. “Os novos chefes estão empenhados em valorizar a gastronomia de Portugal, os produtos, as regiões, as receitas. Finalmente está a acontecer: valorizar o que é português no prato já não é coisa dos antigos, é coisa dos novos”, destacou.
A competição, em que participam 80 concorrentes, decorre em três etapas, sendo a primeira esta quarta-feira na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal. Seguem-se as etapas em Lousada (Externato Senhora do Carmo), no dia 14, e em Fátima (Escola de Hotelaria), no dia 21 de Maio.
O júri da primeira etapa em Setúbal vai avaliar 27 concorrentes. Os jovens participantes da categoria Cozinha vão ser observados por David Jesus, (Restaurante Belcanto), João Sá e Vasco Alves (EHT Setúbal). A categoria Pastelaria vai ser dirigida por Telmo Moutinho, Joaquim de Sousa e António Marques (EHT Setúbal).
A final nacional está agendada para Novembro e contará com a presença de 34 finalistas.


Comentários