“Grândola Vila Morena” Celebra 50 anos

O poema de Zeca Afonso “amigo, maior que o pensamento”

O Concerto Comemorativo do 102º Aniversário da Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense, no passado sábado, deu início ao programa das Comemorações dos 50 anos do poema “Grândola Vila Morena” de José Afonso, que se vai desenvolver ao longo do mês de Maio, e que, apesar de evocar o passado, tem como ambição projetar os valores e ideais de Grândola no futuro.


Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense  fez 102 anos  

O dia 17 de Maio de 1964 ficou para a história da Sociedade Musical Fraternidade Operária . "Estavam à volta de 200 pessoas, a sala enche". A memória é de Pedro Costa, de 71 anos, relojoeiro de profissão e membro da comissão cultural da sociedade naquela altura. A palavra do cantor tinha-se espalhado através dos "Vampiros". "Sabia-se que ele fazia tipo saraus musicais que, embora ele não gostasse do nome, era uma maneira de disfarçar a coisa". No concerto que aconteceu em Maio, Pedro Costa, que dividia o seu tempo entre arranjar mais cadeiras para uma sala cheia e o próprio espectáculo, recorda um Zeca Afonso surpreendido, impressionado com a energia da sala, sem esquecer que "foi já com um esboço da 'Grândola, Vila Morena'".
Um momento de grande simbolismo, já que foi na sede da  Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense que a 24 de Maio de 1964 Zeca Afonso leu pela primeira vez o poema dedicado a Grândola. A sua passagem pela Vila Morena foi de tal forma marcante que Zeca afirmava” Se alguma vez tiver de deixar esta terra, é a lembrança destes homens que conheci em Grândola e noutros lugares semelhantes que me fará voltar”.
Por isso, reafirma a autarquia de Grândola em comunicado, que faz "todo o sentido, para a população de Grândola celebrar os 50 anos do poema e da canção que se transformou no hino deste concelho e que é hoje, igualmente, um hino de resistência e de esperança para milhões de cidadãs e cidadãos em todo o mundo".
Celebrar estes 50 anos, é "prestar um tributo justo a José Afonso, figura maior da cultura portuguesa, a quem Grândola será sempre devedora de uma identidade que nos orgulha, enriquece e responsabiliza", diz o gabinete de imprensa daquela autarquia alentejana.
É com base nestes princípios que o Município de Grândola, a Sociedade Musical de Fraternidade Operária Grandolense e a Associação José Afonso se unem para levar a cabo um conjunto de iniciativas de celebração dos 50 anos de “Grândola, Vila Morena”.
Consulte AQUI o programa 


Comentários