Festas Populares de Pinhal Novo foram apresentadas

Festas de Pinhal Novo entram na "maioridade" e apostam na "consagração"

Na chegada à "maioridade", as Festas Populares de Pinhal Novo, que se realizam entre 5 e 10 de Junho, voltam a apostar na gastronomia local, no folclore da freguesia, no artesanato, na qualidade do movimento associativo, na Festa Brava e nos grandes espectáculos musicais. Cabe a Herman José abrir “os grandes” concertos no palco principal (na Praça da Independência), por onde também passam os UHF, um festival de Tunas Académicas, a Orquestra Nova de Guitarras, a noite da Popular FM - com vários artistas - e os grandes concertos acabam com a presença de Paulo Gonzo, no último dia de festejos. Mas há muito mais num evento que é uma “grande montra de afirmação do nosso território”. 


Apresentação das Festas Populares decorreram esta segunda-feira

As linhas mestras das Festas Populares de Pinhal Novo – que se realizam de 5 à madrugada do dia 11 de Junho – continuam a ser “unir os pinhalnovenses em torno das suas raízes”, seis dias para o povo exaltar as suas origens, a partir de um programa diversificado. Se as festividades dos últimos anos exaltaram a cultura, dita e escrita caramela, as festividades da "maioridade" deste ano voltam dignificar “a cultura caramela” da “nação” Pinhal Novo.
António Rafael, presidente da Associação de Festas Populares Pinhal Novo, disse na conferência de imprensa desta segunda-feira que as “festas estão a crescer ano após ano”. A gastronomia [onde a sopa caramela mantêm um reinado de 18 anos], as tasquinhas populares, o desporto, a tauromaquia, a música, a mostra de artesanato, e a demonstração da vitalidade do movimento associativo da freguesia continuam a ser “os pontos fortes” das festividades.
Em ano de crise, a autarquia cortou no subsídio (12 mil euros) mas garante toda a ajuda logística para que as Festas Populares sejam um sucesso. "O apoio que o município de Palmela dá às Festas Populares de Pinhal Novo traduz-se em quatro vezes o valor do subsídio que foi atribuído por um conjunto de outros investimentos, aquisições de serviços e trabalhos que são realizados para que as Festas aconteçam", disse ontem Álvaro Amaro, presidente da Câmara de Palmela. E este é "um apoio justo e um investimento sério". Porque "nestes dias, com este investimento, a nossa comunidade dinamiza-se e a economia local revitaliza-se".
Ainda assim, segundo disse António Rafael, as Festas Populares de Pinhal Novo têm um orçamento de 185 mil euros, mais mil euros do que em 2013. Valor que não faz "sossegar" o punhado de homens e mulheres que fazem e criam as Festas. "Dado aos constrangimentos financeiros sentimos a necessidade de proceder a algumas alterações no desenho das Festas", disse António Rafael. Assim, já é publico, que as Festas vão reajustar a área da gastronomia, artesanato e espaço da venda de automóveis. Mudanças, diz o presidente da Associação de Festas Populares Pinhal Novo, acontecem para "racionalizar, privilegiar e consagrar" o recinto das Festas. A direcção das Festas quer oferecer "uma maior funcionalidade e diversidade no funcionamento de todas as áreas e temas distinguidos no espaço festivo e criar um espaço mais apelativo", conta António Rafael.

Herman José, UHF e Paulo Gonzo nas Festas Populares 
Do programa cultural, os cabeças de cartaz são Herman José (5 de Junho),  Noite das Tunas Académicas, (6 de Junho) Orquestra Nova de Guitarra (8 de Junho), Noite da Popular FM com muitos artistas populares (9 de Junho) e Paulo Gonzo (10 de Junho) que encerra as festas. "São artistas consagrados que já são apanágio destas Festas", diz António Rafael.
Mas há mais nas Festas: Marchas Populares, os espectáculos de Folclore, a noite do Fogo (a grande novidade do ano), a procissão em honra ao padroeiro da terra, os bailaricos pelo meio das Festas com os Balha ca Carroça, o piquenique caramelo e o passeio das pasteleiras.
O desporto, a tauromaquia, os comes e bebes (onde a Sopa Caramela continua a reinar), a animação constante no Pátio Caramelo (este ano com a presença dos Fox-Trott, Dalai Lume,  Uxu Kalhos, Punk Sinatra, Little Red, Los Camaias e Genration Riot), o intercâmbio de culturas, os bailaricos e a música popular são outros dos eventos para animar os cem mil visitantes que a organização espera nas primeiras noites de Junho.

Festas para potenciar freguesia de Pinhal Novo 
Álvaro Amaro, António Rafael e Manuel Lagarto na apresentação  
As Festas que são, como disse o represente máximo da Associação das Festas, “a grande montra de afirmação do nosso território” e são cada vez mais um cartaz turístico da freguesia, do concelho de Palmela e uma das festas mais importantes do Distrito de Setúbal.
As Festas Populares de Pinhal Novo, diz o presidente da Câmara de Palmela, "é um momento marcante na vila de Pinhal Novo". De acordo com Álvaro Amaro, "as Festas vieram, viram e venceram. Afirmaram-se e, são hoje, uma realidade solida com um projecto sustentável".
Nesta caminhada até à maioridade, diz Álvaro Amaro, "as Festas conseguiram afirmar-se como grande montra das potencialidades e da identidade deste lugar, desta freguesia de cultura caramela e tradições ferroviárias que nos diferenciam e nos mantêm em contacto próprio com as nossas raízes".
"Não é por qualquer motivo que as Festas de Pinhal Novo são cada vez mais populares. São porque são feitas por pinhalnovenses, a pensar dos pinhalnovenses e para os pinhalnovenses" e, por isso diz Manuel Lagarto, presidente da Junta de freguesia de Pinhal Novo, "constituem a cada ano que passa a mostra maior do que de melhor se faz na freguesia, no concelho e da região".
As Festas "superam-se a cada ano que passa e em cada nova edição trabalha-se para que seja melhor do que a edição do ano passado", concluiu Manuel Lagarto.
Trata-se, afinal de "um excelente pretexto para estarmos juntos a conviver nas noites de Junho - que espero que sejam 'calientes' - para que toda a gente saía à rua e não tenha pressa de se deitar. Encontramos-nos por ai, nas ruas de Pinhal Novo", finalizou Álvaro Amaro.
E já só faltam 16 dias para o começo da primeira grande Festa do concelho de Palmela e do Distrito de Setúbal.
Consulte AQUI o site oficial e o programa das Festas Populares de Pinhal Novo 

Paulo Jorge Oliveira 

Comentários