Feira Medieval de Alhos Vedros começa quinta-feira

Alhos Vedros regressa quatro dias ao reinado de D. Manuel I 

A partir de amanhã, dia 29 de Maio, a vila de Alhos Vedros (Parque das Salinas e zona envolvente) regressa ao passado, à época dos réis e princesas, à época dos duelos e da burguesia, do clero e do povo que vinha vender e comprar às grandes feiras das vilas com foral. É este precisamente o tema da 7ª edição da Feira Medieval de Alhos Vedros: a “Feira do Foral”. A Feira Medieval, que ano após ano atrai cada vez mais visitantes, apresenta um programa vasto e diversificado com combates e torneios, animação circense, música, danças palacianas e danças orientais, aves de rapina e cobras, tasquinhas, artesanato nacional e oriental, desfiles e muito convívio. Só acaba domingo e merece a sua visita.

Feira Medieval de Alhos Vedros atrai milhares de visitantes 

A Feira Medieval, que começa a 29 de Maio, transporta a vila de Alhos Vedros [e de todos que a visitem] ao tempo de D. Manuel I e à grande Feira do Foral. Pelo burgo da vila antiga haverá cantigas de bem e mal dizer, tambores e comidas de outros tempos. Moedas antigas, lutas e glórias dos cavaleiros de aquém mar. Feiras, mulheres que adivinham o futuro e todas as personagens – reais e imaginárias – que marcaram o reinado do rei que ficou conhecido na história como o Venturoso, o Bem-Aventurado ou o Afortunado. 
Este ano inserida nas comemorações dos 500 Anos do Foral Manuelino, a Feira Medieval de Alhos Vedros é promovida pela Alius Vetus – Associação Cultural História e Património, com o apoio da restante comissão: Câmara da Moita, Junta de Freguesia de Alhos Vedros, Santa Casa da Misericórdia de Alhos Vedros, Centro Paroquial de Alhos Vedros, CACAV - Círculo de Animação Cultural de Alhos Vedros e Agrupamento de Escolas José Afonso.
Ano após ano, esta feira atrai cada vez mais visitantes, pelo seu programa de qualidade e muito diversificado. Esta edição não é exceção e a “Feira do Foral” vai contar com Jogos Medievais, Torneio de Armas de Cortesia a Cavalo, Workshop com Aves de Rapina “A Arte da Caça”, Cães das Terras de Atómum, animações de rua, desfiles, malabarismos de fogo, danças orientais, teatro, música e muitos outros espetáculos e animações.
O ponto alto da festa é o desfile de domingo pelo centro do burgo [leia-se centro de Alhos Vedros] Desfile pelas ruas de todos os grupos de animação na feira. A saber: AGAPE, Asyul Najima e o Grupo Al-Nawar, Alcaide e os seus camelos, Cavaleiros do Tempo, Charneca, Colibri, Dulcyneias, Emad Selim, Gadilus, Gaiteiros da Bardoada, Grupo Coral Alius Vetus, Grupo de Danças Antigas de Alhos Vedros Kinessis, Grupo La Folia, Leonor e os seus gansos, Malatitsch, Sarrafos e Terras de Atómun. A feira acaba com uma última visita do Meirinho e do Almoçatem às tendas dos mercadores, acompanhado por nobres e donzelas, seguido de Música, Danças e Bailias. E no final da noite do primeiro de Junho, um grande espectáculo de fogo.
Alhos Vedros regressa aos tempos das grandes feiras de foral 
As histórias cruzam-se com os mitos e pelas ruas da vila de Alhos Vedros, até domingo, haverá tanta história real para se reescrever. De acordo com a Alius Vetus – Associação Cultural Histórica e Património – que organiza desde sempre [leia-se, sete anos] a Feira Medieval da vila, são esperadas “milhares de pessoas, a atraídas pelo exotismo da recriação de uma feira medieval”.
E com tanta gente vinda do futuro que se mistura com outras gentes do passado, com mistura de feirantes antigos e compradores da era moderna, a organização, tal como o ano passado, “alargou o espaço desde o Parque das Salinas, adro da igreja, largo das festas, parque de estacionamento da Santa Casa da Misericórdia, pátio da biblioteca até ao largo do Pelourinho”, diz a organização.
“Está tudo pronto para o arranque da feira, que este ano tem quatro dias. Vamos ter torneios medievais, desfiles e várias animações com 25 grupos de várias áreas, como a dança ou a música”, disse Vítor Cabral, da associação Alius Vetus.
A feira vai também contar com torneios de caça, ‘workshops’ com aves de rapina, animações de rua, desfiles, malabarismos de fogo, danças orientais, teatro, música e muitos outros espetáculos e animações.A “Feira do Foral” – 7ª Feira Alhos Vedros Medieval pode ser visitada dia 29 de Maio, a partir das 17 horas, e nos dias 30 e 31 de Maio e 1 de Junho, a partir das 13 horas. A entrada é gratuita.
Consulte AQUI o programa integral da 7ª Feira Medieval de Alhos Vedros.

Trânsito condicionado em Alhos Vedros
Devido à realização da Feira do Foral, é necessário suspender o trânsito, entre 29 de Maio e 1 de Junho, das 12 às 24 horas, na Rua 5 de Outubro, Rua Frei Gaspar da Cruz, Rua Cândido dos Reis e Travessa do Mercado.
O trânsito vai também estar condicionado, no dia 1 de Junho, entre as 15 e as 20 horas, no Largo da Igreja, Travessa do Mercado, Rua Cândido dos Reis, Rua General Humberto Delgado, Avenida da Bela Rosa, Rua D. Dinis de Ataíde, Praça da República e Rua 5 de Outubro, para a realização dos desfiles.
O parque de estacionamento na Rua 5 de Outubro, junto ao Lar Pedro Rodrigues da Costa, vai também estar encerrado entre os dias 28 de Maio e 2 de Junho.

Veja aqui Os melhores momentos da Feira Medieval de Alhos Vedros de 2013



Comentários