Escola de Hotelaria e Turismo põe "Setúbal à Prova"

Chefs apresentam o melhor da cozinha regional este fim de semana

A partir de sexta-feira e até domingo, na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal encontra provas de vinhos, mercado e cozinha ao vivo com vários Chefs e Sommeliers a apresentarem os seus sabores e saberes da nova gastronomia portuguesa. Em paralelo a este evento, a cavala é o peixe em destaque de 24 de Maio a 1 de Junho, num evento gastronómico que envolve 44 restaurantes de Setúbal. 


Chefs colocam Setúbal à prova este fim-de-semana 

Por entre os aromas citrinos, de fruto em passa e a compotas de um moscatel, a pasta mole de um queijo de Azeitão ou o sabor intenso a maresia de uma ostra do Sado... este fim de semana, Setúbal é o mais tentador dos destinos portugueses.
O evento "Setúbal à Prova", que inaugura já na próxima sexta-feira, dia 23, e se prolonga até domingo, dia 25, apresenta vinhos, um mercado com dezenas de produtos e sessões de cozinha ao vivo.
A Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal abre portas aos visitantes pelas 18 horas de sexta-feira. Meia hora depois, o sommelier Rodolfo Tristão apresenta "Joias de Setúbal", uma prova em registo informal que dará a provar aos participantes alguns dos melhores moscatéis de Setúbal.
À hora de jantar, será o chef José Serrano, da Escola, que criará dois pratos com dois dos peixes mais populares na região e em todo o país: o atum e a sardinha.
No sábado será a vez de o sommelier Manuel Moreira combinar moscatéis com chocolate, seleccionar grandes brancos da região e sugerir vinhos tintos para guardar, em provas comentadas e conversas descontraídas procurando transmitir dicas práticas para quem já aprecia bons vinhos ou simplesmente pretende despertar para esse universo.
Ainda nesse dia, haverá três sessões de cozinha ao vivo com outros tantos chefs: Vasco Alves, também da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, apresenta "choco em várias texturas"; Luis Barradas a "fauna e flora da Baía de Setúbal"; e Fernanda Amaro (restaurante Amarobom) mostra "salmonete à beira da serra mãe".
No terceiro e último dia, domingo, Manuel Moreira, sommelier da revista "WINE - A Essência do Vinho", propõe grandes tintos da Península de Setúbal e rosés para levar até à praia.
O chefe Alexandre Silva, dos restaurantes "Bica do Sapato" e "Alexandre Silva na Ribeira", em Lisboa, encerra o programa com uma sessão de cozinha ao vivo sob o tema "Península de Setúbal, tradição e modernidade".
"Setúbal à Prova" é uma organização da Comissão Vitivinícola Regional (CVR) da Península de Setúbal, da Câmara de Setúbal, com produção da  Essência do Vinho.
A entrada tem um custo de três euros, que inclui a oferta de um copo de provas.
O evento decorre sexta-feira, dia 23, das 18  à meia noite, sábado, dia 24, das 15 às 24 horas e domingo, dia 25, das 15 às 19 horas.

Cavala em semana gastronómica em 44 restaurantes 
Cavala está em destaque em 44 restaurantes do concelho 
As várias possibilidades de confeção de pratos à base de cavala são apresentadas num evento gastronómico que envolve 44 restaurantes de Setúbal e uma sessão de cozinha ao vivo, a realizar de 24 de Maio a 1 de Junho.
A Semana da Cavala, organizada pela Câmara de Setúbal com o apoio das empresas Lallemand e Makro, além de desafiar a imaginação dos estabelecimentos de restauração de Setúbal, inclui, a 31 de Maio, às 18 horas, na Casa da Baía, um live cooking conduzido pelo chef Ivan Shemchuk, da Taberna Flamenca Alvarez el Gato, com o custo de 6 euros por pessoa.
Os interessados em participar nesta sessão de cozinha ao vivo, intitulada “Sabores da Cavala”, devem inscrever-se até dia 28, diretamente na Casa da Baía, pelo telefone 265 545 010 ou pelo endereço gatur@mun-setubal.pt.
A Semana da Cavala é um dos eventos gastronómicos que a Câmara de Setúbal desenvolve ao longo do ano com o objetivo de promover os produtos regionais e de apoiar a dinamização da restauração local.

Comentários