Biblioteca Municipal da Moita completa 17 anos

Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça com programa especial até 24 de Maio 

A Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça, na Moita, completa, no dia 11 de Maio, 17 anos de atividade. Para marcar o início das comemorações do aniversário, a biblioteca vai estar aberta ao público no dia 11, domingo, das 10 às 19 horas, diz fonte do gabinete de imprensa da autarquia. 


Biblioteca da Moita completa 17 anos a 11 de Maio 

O programa comemorativo integra várias iniciativas dirigidas aos diferentes públicos, nomeadamente a exposição “O Cinema e a Censura em Portugal”, atividades para crianças, apresentação de um livro, dança, o Seminário BibliotecAtiva “Reinventar as Bibliotecas Públicas Portuguesas” e muito mais. Inserido também nas comemorações do aniversário da Biblioteca está o 8º Concurso Nacional de Leitura – Plano Nacional de Leitura.
De referir que a Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça, na Moita, é "um equipamento cultural de excelência no Município da Moita, não apenas pelo seu espólio de livros, cd’s e dvd’s, mas também pelo trabalho que tem desenvolvido na promoção do livro e da leitura, assim como na importante tarefa de formação cultural do seu público, de diferentes faixas etárias, através das inúmeras iniciativas que dinamiza, como exposições, apresentação de livros, horas do conto, espetáculos de dança, música e teatro, seminários, conferências, entre outros", diz a Câmara da Moita em comunicado.

Programa comemorativo do 17º aniversário da Biblioteca:
11 de Maio, 16 horas“Trava ou Destrava Línguas”
Três tristes tigres para três pratos de trigo que se juntam ao tempo que perguntou ao tempo quanto tempo o tempo tem. Percebeste? Se não percebeste, faz que percebeste para que eu perceba que tu percebeste. E se agora repetir estas frases iniciais mas mais depressa? Difícil? Talvez, mas este é o exercício de dicção e literacia proposto por Anabela Brígida e Carla Bolito em “Trava ou Destrava Línguas”, um espetáculo construído a partir de lengalengas, trava-línguas e poemas de vários autores portugueses. Neste espetáculo, são trabalhadas as questões da fonética, da articulação linguística e da linguagem física como método de promoção da interação entre atrizes e público.
Destinatários: Crianças e Jovens

11 de Maio, às 17:30h
Apagar as velas no 17º Aniversário da Biblioteca
Destinatários: Público em geral

12 de Maio a partir das 12:45h
Concurso Nacional de Leitura 2014
O Plano Nacional de Leitura (PNL), em articulação com a DGLAB (Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas) e com a RBE (Rede de Bibliotecas Escolares), promove, no ano letivo 2013/2014, a 8ª edição do Concurso Nacional de Leitura, que conta com o apoio da RTP.
O objetivo deste concurso é o de estimular a prática da leitura entre os alunos do 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, através da leitura de forma lúdica e recreativa.
As obras selecionadas para esta fase são as seguintes: “Os Livros Que Devoram O Meu Pai”, de Afonso Cruz, “A Rapariga Que Roubava Livros”, de Markus Zusak, “Jesus Cristo Bebia Cerveja”, de Afonso Cruz, e “Cem Anos de Solidão”, de Gabriel Garcia Marquez.

13 de Maio
Exposição “O Cinema e a Censura em Portugal”
Durante 48 anos, a Ditadura censurou todas as manifestações de expressão artística que julgou subversivas para a política ou imorais para os costumes.
A exposição foi organizada pela Biblioteca Museu República e Resistência, mostra vários painéis com fotografias, textos e artigos jornalísticos
Destinatários: Público em geral – Patente até 7 de junho

14 de Maio, às 21 horas
“Lugar à Dança”, por alunos da UNISEM
Espetáculo de dança produzido por um grupo de alunos da Universidade Sénior da Moita.
Destinatários: Público em geral

15 de Maio, às 15 horas
Apresentação do Livro “Nunca Serei Velho – Um Elogio à Velhice”, de Ilídio Carreira
Destinatários: Público em geral (articulado com a UNISEM)

16 de Maio, às 21 horas
Leituras Partilhadas
Encontro anual de leitores da biblioteca para partilha de textos escolhidos pelos participantes
Destinatários: Público em geral

17 e 18 de Maio, a partir das 20 horas do dia 17 até às 12 horas do dia 18
Biblioteca Fora d’Horas com o tema “Agricultura Familiar”
A biblioteca desafia as crianças e jovens a passarem esta noite na biblioteca, entre livros e com muitas atividades.
Marcação presencial na receção da Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça
Destinatários: Crianças entre 8 e os 12 anos

24 de Maio, das 10 às 17:30h
Seminário BibliotecAtiva “Reinventar as Bibliotecas Públicas Portuguesas”, com Filipe Leal
Reflexão e debate sobre o momento presente e os cenários de futuro que conduzam à reinvenção das bibliotecas públicas portuguesas. Neste contexto, serão abordados três grandes temas: as mudanças sociais (nível estrutural e conjuntural) e o seu impacto nas bibliotecas públicas portuguesas; os cenários de futuro e as opções estratégicas para as bibliotecas públicas portuguesas; as linhas de ação que irão consubstanciar a reinvenção das bibliotecas públicas portuguesas.
Participação sujeita a inscrição e ao pagamento de 25 euros
Destinatários: Bibliotecários, professores bibliotecários e técnicos de bibliotecas e documentação.

Comentários