Barreiro avança com limpeza da Mata da Machada

Ações de prevenção contra incêndios na Mata da Machada estão a ser preparadas

A Mata Nacional da Machada, no Barreiro, vai ser alvo de ações de limpeza nas próximas semanas para prevenir os incêndios florestais e serão arranjados alguns caminhos que estão intransitáveis, disse Bruno Vitorino, vereador responsável pelo pelouro da Mata da Machada. 


Vereador reuniu com parceiros para garantir segurança na Mata

O vereador com a responsabilidade de gestão da Mata da Machada, Bruno Vitorino, informou ter promovido uma reunião com diversas entidades para definir e coordenar ações de vigilância e de prevenção contra incêndios naquele espaço florestal.
A autarquia do Barreiro, em articulação com o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), vai arranjar solução para os trabalhos necessários de regularização dos caminhos que estão intransitáveis no interior da mata.
O representante do ICNF, Rui Pombo, informou ainda que, nas próximas semanas, irão decorrer as necessárias ações de limpeza de aceiros.
"A reunião teve o objetivo de uma articulação entre as várias entidades, para otimização dos meios disponíveis, aproveitando a boa vontade das mesmas, que vão complementar e ajudar as autoridades competentes", disse Bruno Vitorino.
Neste encontro, o comandante da Escola de Fuzileiros, Carlos Teixeira Moreira, e o comandante dos Bombeiros Voluntários de Salvação Pública, José Figueiredo, mostraram-se disponíveis para assegurar um reforço de patrulhamento e vigilância da Mata da Machada, complementando as ações das forças policiais.
Os bombeiros garantirão uma vez mais a instalação de um posto avançado na Mata que permitirá uma
vigilância mais próxima e uma ação mais rápida em caso de incêndio.
Foi ainda decidido sensibilizar os proprietários das áreas envolventes a este espaço florestal para a necessidade de limpeza dos seus terrenos.
“Estamos a delinear tudo com antecedência para diminuir riscos e para estarmos preparados em caso de emergência”, conclui o vereador  responsabilidade de gestão da Mata da Machada eleito pelo PSD.

A Mata Nacional da Machada 
Designa-se hoje Mata Nacional da Machada, a propriedade constituída pelo antigo Pinhal de Vale de Zebro e pela Quinta da Machada.
A Quinta da Machada pertencia ao “Convento de Nossa Senhora da Luz da Ordem de Cristo”, porém quando foram extintas as Ordens Religiosas em 1834 foi adquirida por um particular, sendo mais tarde aforada ao Estado que a anexou ao Pinhal de Vale de Zebro.
Encontra-se situada no centro da Península de Setúbal, entre as povoações de Coina, Palhais e Santo António da Charneca. Sujeita a Regime Florestal esta Mata encontra-se hoje, sob a gestão da Direcção Regional de Agricultura do Ribatejo e Oeste e ocupa uma área com cerca de 385,7 hectares.
Sendo a única área florestal de razoável dimensão do Concelho do Barreiro, a Mata é considerada o “Pulmão da Cidade” e um local privilegiado para actividades de recreio e lazer, dispõe de um parque de merendas e diversos fontanários, para além de um Centro de Educação Ambiental e de uma rede de estradas e caminhos frequentemente utilizados para práticas desportivas, permitindo à população uma melhor qualidade de vida.

Comentários