Arranca hoje o Festival de Música de Setúbal

Mar inspira Festival de Música da cidade de  Setúbal 

A quarta edição do Festival de Música de Setúbal, com o tema “Mar”, arranca hoje e decorre até domingo, 1 de Junho, com espetáculos e outras atividades em equipamentos e espaços ao ar livre do concelho. A Grand Union Orchestra  de Londres regressa a Setúbal,  esta noite, para abrir o certame com “Trova de Três Oceanos”, um novo espetáculo que liga a identidade portuguesa a diferentes culturas mundiais, através da linguagem comum que é a música. Até domingo há música nos espaços públicos e nas principais salas de espetáculos da cidade e, sobretudo, muita partilha entre os músicos da cidade e os profissionais.  


Música vai voltar aos locais públicos da cidade 
No âmbito da filosofia do evento, organizado pela A7M – Associação Festival de Música de Setúbal, resultado de uma parceria contínua entre a Câmara de Setúbal e The Helen Hamlyn Trust, reúne grandes artistas e a comunidade local em torno da harmonia dos sons.
No cartaz, destaque para as participações da Grand Union Orchestra, do Grupo Vocal Olisipo e da Orquestra de Câmara Portuguesa, a par de uma instalação do artista Fernando Mota e do habitual desfile de percussão pelas ruas da cidade, uma das imagens de marca do certame.
Depois do sucesso na edição anterior, a londrina Grand Union Orchestra regressa a Setúbal,  esta noite, para abrir o certame com “Trova de Três Oceanos”, um novo espetáculo que liga a identidade portuguesa a diferentes culturas mundiais, através da linguagem comum que é a música.
O concerto, com direção de Tony Haynes, no Fórum Municipal Luísa Todi, inclui as participações de jovens da Academia Luísa Todi, dos BelaBatuke e do Conservatório Regional de Setúbal. As entradas para este primeiro espetáculo, com início às 21 horas, custam 12 euros.
O tradicional desfile de percussão, com escolas e grupos comunitários, num percurso pela Avenida Luísa Todi a partir do Fórum Municipal, realiza-se a 30, às 10h30. Os participantes terminam no Auditório José Afonso, onde participam, às 11h15, no concerto “A Foz dos Ritmos”, com direção de Fernando Molina.
Igualmente no dia 30, à noite, o Grupo Vocal Olisipo, de Lisboa, dá um concerto gratuito, mediante reserva, na Igreja de Santa Maria. Armando Possante dirige o concerto de duas horas, com início às 21h30, que celebra os navegadores portugueses que morreram no mar.
“Encanto Marítimo – Requiem pelos navegadores Portugueses”, com acompanhamento de jovens cantores do Conservatório Regional de Setúbal, é inspirado na missa Ave Maris Stella e inclui excertos da "História Trágico-Marítima", lidos pelo ator Luís Madureira.

Há “Música nas Ruas e no Rio”
No último dia de Maio o programa começa às 11 horas com “Música nas Ruas e no Rio”, composto por sons populares e temas do festival a fazerem-se ouvir pela cidade, por jovens músicos do Conservatório Regional de Setúbal. Nos ferries que ligam Setúbal a Troia, há música nas viagens das 11h30 e das 12 horas.
Mais tarde, às 15h30, há “Canções do Mar”, concerto de canto coral por escolas do 1.º ciclo, pela APPACDM e pelo Coral Infantil de Setúbal, acompanhados pelo Luís Barrigas Quarteto, com coordenação de Carlos Barreto Xavier. O espetáculo, de entrada gratuita, decorre no Fórum Municipal Luísa Todi.
A Banda da Sociedade Musical Capricho Setubalense e os BelaBatuke dão um concerto gratuito junto da entrada do Fórum Municipal Luísa Todi, às 17 horas, no espetáculo “Música ao Ar Livre”, marcado pela confluência de tradições musicais distintas, com interpretação de jovens talentos musicais da cidade.
À noite, a música tradicional portuguesa cruza-se com a experimental num concerto/instalação inspirado na pesca e no mar, com conceção e interpretação de Fernando Mota, marcado para o Museu do Trabalho Michel Giacometti, com sessões às 21 horas e às 22h30.
O espetáculo “Quando o Homem Lavrava o Mar” inclui vídeo e imagens de Tiago Pereira, José Madeira, Michel Giacometti e James Knight-Smith, a par da participação do Conservatório Regional de Setúbal e do Coral Infantil de Setúbal. As entradas custam seis euros.

Festival encerra com "Mar de Emoções" no Luísa Todi 
Organização quer forte participação dos músicos da cidade 
No dia 1 de Junho às 14h30, no Luísa Todi, há conversas com especialistas e responsáveis de projetos de inclusão pela música. “Diversidade e Inclusão” é o título da iniciativa, de entrada gratuita, que inclui uma atuação conjunta da Academia Luísa Todi e de alunos com deficiências auditivas da EB 2,3 de Cruz de Pau, com música de Fernando Altube.
No âmbito do evento “Diversidade e Inclusão”, o Externato Rumo ao Sucesso e o Grupo de Música Contemporânea do Conservatório Regional de Setúbal atuam às 16h30, no Cais 3 do Porto de Setúbal, numa “Viagem” conjunta, de participação livre, com direção e composição de Pedro Condinho e António Laertes.
O Festival de Música de Setúbal encerra com “Mar de Emoções”, espetáculo com início às 21 horas, no Fórum Municipal Luísa Todi. A Orquestra de Câmara Portuguesa e o maestro Pedro Carneiro juntam-se com a soprano Susana Gaspar para interpretar Beethoven, Berlioz, Haydn, Mendelssohn e Mozart. Os bilhetes custam 12 euros.
O programa inclui, igualmente no dia 1, a iniciativa “Olhares sobre o Mar e Reflexos”, com visitas guiadas ao Convento da Arrábida ao som do quinteto de sopros da Orquestra de Câmara Portuguesa e de alunos do Instituto Gregoriano de Lisboa, cujas entradas já se encontram esgotadas.
Os bilhetes para os espetáculos encontram-se à venda no Fórum Municipal Luísa Todi e na bilheteira online em www.bilheiraonline.pt.
Pode consultar AQUI Mais informações sobre o Festival de Música de Setúbal. 

Artigo Relacionado: Orquestra de Londres abre festival em Setúbal

Comentários