Alunos apresentaram propostas em Sesimbra

Assembleia Municipal de Jovens de Sesimbra quer empreendedorismo local 

O aproveitamento das potencialidades do ecoturismo na Arrábida, a criação de pequenas indústrias de produtos locais, ou a construção de um parque tecnológico foram algumas das muitas propostas avançadas pelos alunos das escolas participantes na 11.ª Assembleia Municipal de Jovens, que este ano teve lugar no na Quinta do Conde, disse o gabinete de imprensa da Câmara de Sesimbra.

Jovens de Sesimbra apresentaram propostas à Câmara  

Subordinada ao tema Jovens Sesimbrenses – Que Emprego no futuro?, a sessão foi dirigida por Afonso Carvalho, eleito pelo segundo ano consecutivo para o cargo de presidente da mesa, que teve Joana Faria, 1.ª secretária, e João Correia, 2.º secretário.
Tal como nos anos anteriores, "os mais novos revelaram conhecimento da realidade local e uma vontade de contribuírem para a construção de um futuro mais próspero, como ficou bem patente em todas as ideias colocadas à discussão, e posteriormente aprovadas", referiu fonte da autarquia.
Todas as propostas serão remetidas para a sessão de Junho da Assembleia Municipal de Sesimbra, a fim de serem enviadas como recomendação ao executivo municipal.
Odete Graça, presidente da Assembleia Municipal de Sesimbra, promotora deste projeto de cidadania, agradeceu todos os que têm participado na Assembleia Municipal de Jovens, (AMJ), desde alunos, a professores, passando pelos responsáveis dos agrupamentos, pais, funcionários e entidades que se associaram ao mesmo. A autarca enalteceu ainda a capacidade de defesa das propostas por parte dos alunos, e sublinhou o contributo deste projeto para a "formação direta e consciente" das novas gerações.

Presidente compromete-se a discutir propostas 
Também o presidente da Câmara de Sesimbra, Augusto Pólvora, manifestou apreço pelo envolvimento das escolas e da comunidade na AMJ e felicitou os jovens pelas sugestões apresentadas. "Já tive oportunidade de ler todas as vossas propostas e quero dizer-vos que, dentro das competências da autarquia, iremos ter em conta as vossas pretensões".
A sessão, na qual marcaram presença vereadores, eleitos da Assembleia Municipal e juntas de freguesia, diretores dos Agrupamentos de Escolas, professores e pais, ficou ainda assinalada pela aprovação de saudações das escolas pelos 40 anos do 25 de Abril, e entrega de lembranças a todos os participantes na 11.ª AMJ, que ao longo de dez anos contou com a participação de mais de 700 alunos e 70 professores do concelho de Sesimbra.

Comentários