Montijo encerra Escola Básica das Faias

Autarquia defende encerramento de escola básica com amianto 

A Câmara do Montijo defendeu que a Escola Básica das Faias, que contém amianto, deve encerrar no próximo ano letivo, mantendo-se em funcionamento a escola Foros do Trapo, [ambas na freguesia de Pegões] com melhores condições para os alunos.

Montijo quer encerrar Escola das Faias 
A autarquia, liderada pelo socialista Nuno Canta, aprovou um parecer, com os votos a favor do PS e do PSD e as abstenções da CDU, favorável ao reordenamento da rede escolar no Agrupamento de Pegões, Canha e Santo Isidro.
“Este parecer surge na sequência da comunicação, por parte do Ministério da Educação e Ciência, da cessação de todas as autorizações para funcionamento excecional de escolas com menos de 21 alunos. A Escola Básica (EB) de Foros do Trapo encontra-se a funcionar nestes moldes, desde o ano letivo de 2011/2012 e, por isso, teria que encerrar no próximo ano escolar”, explica a autarquia.
O parecer aprovado defende a manutenção em funcionamento da EB Foros do Trapo em detrimento da EB das Faias, uma vez que esta tem amianto e é afetada sazonalmente pela praga da lagarta do pinheiro manso, que tem causado problemas de saúde a alunos, professores e funcionários.
“A frequência, por ano de escolaridade, nas duas escolas permitirá que uma se constitua como escola de acolhimento dos alunos da escola a encerrar”, acrescenta, referindo que os alunos vão ter transporte assegurado pela autarquia.
O parecer vai ser agora remetido à Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares, organismo do Ministério da Educação e Ciência, para análise e aprovação.

Comentários