Governo atribui interesse ao investimento da Autoeuropa

Governo apoia investimento de 677 milhões da fábrica de Palmela 

Os secretários de Estado do Desenvolvimento Regional, Manuel Castro Almeida, e da Inovação, Investimento e Competitividade, Pedro Gonçalves, assinaram nesta quinta-feira o despacho que confere interesse estratégico ao investimento que a Volkswagen Autoeuropa prevê realizar na fábrica de Palmela. O projecto ronda os 677 milhões de euros, para adaptar a fábrica aos novos automóveis da Volkswagen.


Fábrica aposta em tecnologia de ponta para fazer novo carro 
A 31 de Março, a Volkswagen Autoeuropa assinou uma candidatura de incentivos com a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) para um investimento de 670 milhões de euros e a criação de 500 empregos entre 2014 e 2019.
De acordo com o despacho, tanto a AICEP como o COMPETE - Programa Operacional Factores de Competitividade "se pronunciaram favoravelmente quando ao projecto da Volkswagen Autoeuropa, considerando que este reúne as condições necessárias à sua qualificação como de interesse estratégico para a economia portuguesa e para a região onde se localiza".
O projecto, "no valor de cerca de 677 milhões de euros, tem por objectivo o reforço da competitividade da Volkswagen Autoeuropa através da introdução de uma nova tecnologia de produção denominada Modularer Querbaukasten'(MQB), a qual está a começar a ser utilizada noutras fábricas do grupo Volkswagen e será aplicada às novas gerações de veículos" da fabricante automóvel.
A introdução da nova tecnologia, adianta o despacho, torna a fábrica de Palmela "mais flexível no que à introdução de novas viaturas diz respeito", refere o documento, apontando que outras das vantagens da nova plataforma "serão os ganhos ao nível da estrutura do automóvel, que se traduzem num aumento substancial da rigidez estrutural do conjunto" e irá implicar "um menor dispêndio de matéria-prima" no fabrico e menor peso dos veículos, "o que terá efeito na redução dos consumos e, consequentemente, das emissões poluentes".

Forte aposta na importação
O despacho adianta que o projecto tem um período de execução de cinco anos, o qual é "justificado pela complexidade e características específicas dos investimento em causa", prevendo-se a criação até 2017 de mais de 500 novos empregos directos, bem como a manutenção dos atuais 3339, "podendo ocorrer após este ano um reajustamento do número de postos de trabalho decorrente do ciclo de vida próprio dos produtos da indústria automóvel".
Além disso, a Volkswagen Autoeuropa "prevê o alcance de um volume de vendas de mais de 20 mil milhões de euros em valores acumulados de 2013 a 2022, sendo que a quase totalidade deste montante será relativa a vendas no mercado internacional".
Entre 2013 e 2022, a Autoeuropa espera um crescimento do valor das exportações de mais de 94 por cento.
Face a estes pontos, o Governo declara "o interesse estratégico do projecto de investimento da Volkswagen Autoeuropa para efeitos de enquadramento nas tipologias de investimento susceptíveis de apoio no âmbito do sistema de incentivos à inovação".
A Volkswagen Autoeuropa foi constituída em Junho de 1991, na sequência de uma parceria entre a Ford Werke AG e a Volkswagen AG, sendo desde 1999 detida na totalidade pelo grupo Volkswagen.

Agência de Notícias

Comentários