Finisterra chega a 7 de Maio a Setúbal, Palmela e Sesimbra

Finisterra apresenta crescimento “surpreendente”


A terceira edição do Finisterra Arrábida Film Art & Tourism Festival, marcada para os dias 7 a 11 de Maio, em Sesimbra, Palmela e Setúbal, vai ser a maior de sempre da história do festival quanto ao número de filmes e países participantes. Este ano estão inscritos 237 filmes de 47 países, num crescimento que a organização considera “surpreendente” relativamente às duas edições anteriores.

Finisterra foi apresentado no Hotel do Mar, em Sesimbra 

47 países e 237 filmes marcam presença na 3.ª edição do Finisterra – Arrábida Film Art & Tourism Festival, que decorre de 7 a 11 de Maio, em Sesimbra, Palmela e Setúbal. Os números foram avançados pelo director do certame, Carlos Sargedas, na apresentação oficial, que decorreu no Hotel do Mar, em Sesimbra. 
"Em relação a 2013, mais do que duplicámos o número de países participantes, a passámos de 96 para 237 filmes, o que diz bem do interesse que esta iniciativa tem vindo a despertar a nível nacional e internacional", adiantou Carlos Sargedas.
"Isto significa que estamos a recolher os frutos do trabalho feito nas edições anteriores, das parcerias que temos vindo a estabelecer e da divulgação deste festival em vários locais, como aconteceu em Cannes, na França, onde tivemos oportunidade de o dar a conhecer, o que nos deu uma grande projeção", referiu o director do festival.
Para além da promoção turística, o Finisterra pretende divulgar os trabalhos de novos cineastas e proporcionar experiências únicas a todos os participantes, acrescentou Carlos Sargedas.

"Elemento de desenvolvimento turístico e económico"
Convicta da importância deste acontecimento para a promoção de Sesimbra, a vice-presidente da Câmara de Sesimbra, Felícia Costa, sublinhou que este acontecimento "constitui um elemento de desenvolvimento turístico e económico, não só do concelho, como da região", enaltecendo de seguida a "dedicação e o amor de todos os que colaboram nesta iniciativa".
Por seu turno, Alexandre Honrado, presidente do júri do concurso, congratulou-se com a quantidade e qualidade dos trabalhos apresentados e afirmou que o Finisterra "é hoje um dos grandes festivais de cinema de Portugal".
Já Carlos Alberto Henriques co-organizador da conferência Cinema e Turismo, e Tânia Carraquico, do Instituto Superior Autónomo de Estudos Politécnicos, um dos promotores do evento, consideraram que este festival tem um interesse inestimável e que as conferências incluídas no programa vão contribuir para que os alunos da instituição aprofundem os seus conhecimentos sobre a sétima arte.

Descobrir o potencial da região 
O Brasil e Porto Seguro são o país convidado e a região em destaque, respectivamente, nesta edição do festival que tem como tema o Parque Marinho Luís Saldanha. A organização pretende, com a escolha deste tema, proporcionar experiências de mergulho e de filmes subaquáticos pelo que haverá exposições e concursos relacionados com o parque e o mundo subaquático. Até porque, como lembrou Ricardo Germano, parceiro da organização, a região não é só a serra e o que se vê em terra, pois “há um mundo para descobrir debaixo de água”.
O Finisterra serão seis dias de lazer, descontracção e descoberta, em que os participantes serão levados a conhecer os locais turísticos, a gastronomia e os vinhos de Setúbal, Palmela e Sesimbra. As sessões de apresentação dos 238 filmes a concurso vão ser repartidas pelas várias salas dos três concelhos, como o Fórum Luísa Todi, a Casa da Baia e a Casa da Cultura em Setúbal, o Cineteatro S. João, em Palmela, ou o cineteatro João Mota, em Sesimbra.
O Finisterra tem também uma relação com o ensino que, este ano, passa pela Conferencia Internacional ‘O cinema e o Turismo Que terá lugar nos dia 7 e 8 de Maio, no IPA/ISEG. Uma oportunidade para “levar os melhores profissionais à escola” do sector, como referiu Carlos Sargedas.


Comentários