“Alhos Vedros Através do Tempos” em desfile

300 figurantes viajam pelos tempos antigos de Alhos Vedros

O concelho da Moita apresenta este fim de semana um conjunto de atividades culturais variadas. Esta noite, pelas 21:30 horas, o auditório do Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na Baixa da Banheira, vai receber um espetáculo diferente que alia Fado com Baile Flamenco: “Senhora do Monte”. Amanhã, sábado, o Mercado Municipal da Moita recebe a Feira de Artesanato “Artes e Talentos” e, de noite, há uma pedalada nocturna que liga a Baixa da Banheira ao Gaio/Rosário. E, domingo, mais de 300 figurantes trajados a rigor convidam-nos para uma viagem através dos tempos, na vila de Alhos Vedros, a partir das 15 horas. É no âmbito das Comemorações dos 500 Anos do Foral Manuelino que surge o Cortejo Histórico Etnográfico “Alhos Vedros Através dos Tempos”. Oportunidades para visitar o concelho da Moita.
Alhos Vedros organiza desfile etnográfico este domingo 

Cerca de 300 figurantes trajados a rigor convidam-nos para uma viagem através dos tempos, na vila de Alhos Vedros, no dia 6 de Abril, [domingo], a partir das 15 horas. É no âmbito das Comemorações dos 500 Anos do Foral Manuelino que surge o Cortejo Histórico Etnográfico “Alhos Vedros Através dos Tempos” que irá contar com a participação da população em geral, grupos musicais, bandas, ranchos folclóricos, cavaleiros e movimento associativo local.
O Cortejo Histórico inicia-se no Mercado de Alhos Vedros e vai percorrer a R. Afonso de Albuquerque, Avª Bela Rosa, Avª Humberto Delgado, Praça da República, Cais do Descarregador, Praça da República, R. 5 de Outubro, terminando na Igreja de S. Lourenço.
De referir que as Comemorações dos 500 Anos do Foral de Alhos Vedros decorrem durante todo o ano de 2014, com um conjunto diversificado de iniciativas, preparado por uma comissão executiva composta pela Câmara Municipal da Moita, Junta de Freguesia de Alhos Vedros, Santa Casa da Misericórdia de Alhos Vedros, Agrupamento de Escolas José Afonso, Centro Paroquial de Alhos Vedros, Alius Vetus – Associação Cultural História e Património e CACAV – Círculo de Animação Cultural de Alhos Vedros.
Mais informações em www.cm-moita.pt ou www.alhosvedros2014.com.

“Artes e Talentos” no Mercado Municipal da Moita
A Feira de Artesanato “Artes e Talentos” continua a realizar-se, mensalmente, sempre no primeiro e segundo sábado, e, por isso, nos dias 5 e 12 de Abril, há muitas “Artes e Talentos”, no interior do Mercado Municipal da Moita, a partir das 9 da manhã.
Esta feira de artesanato insere-se no Programa de Dinamização e Animação do Mercado Municipal da Moita. Para participar, deve inscrever-se através do endereço eletrónico pav.mun.exposicoes@mail.cm-moita.pt, indicando nome, morada, telemóvel, número de contribuinte e tipo de produtos a expor (com fotos exemplificativas).
Mais informações na Divisão de Desenvolvimento Económico da Câmara Municipal da Moita(T: 210816914).

Pedalada ribeirinha noturna
A Câmara da Moita convida todos os que gostam de andar de bicicleta a participar, no dia 5 de Abril, pelas 21 horas, na “Pedalada Ribeirinha Noturna I”, com partida do Parque José Afonso, na Baixa da Banheira (junto à Torre).
Sozinho, com família ou amigos, percorra cerca de 20km pelo concelho da Moita: Parque José Afonso, Alhos Vedros, Morçoas, Quinta da Fonte da Prata, Moita, Gaio-Rosário e vice-versa.
Este passeio de bicicleta, que se insere no Programa NaturalMoita, é gratuito, e, para participar, basta aparecer à hora marcada no Parque José Afonso (junto à Torre), na Baixa da Banheira.

Fado e Flamenco para ver e ouvir no Fórum Cultural da Baixa da Banheira 
Esta noite,  pelas 21:30 horas, o auditório do Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na Baixa da Banheira, vai receber um espetáculo diferente que alia Fado com Baile Flamenco: “Senhora do Monte”.
Este espetáculo conta com a participação da premiada bailarina de flamenco Marta Chasqueira, mostrando que, apesar das diferentes culturas, o povo ibérico tem uma alma que os une.

Sinopse:
Lisboa é uma cidade cheia de paixões, amores, aromas e sabores. Do alto das suas colinas vê-se a agitação mundana que caracteriza o seu dia-a-dia e inspira a sua cultura. No topo da Senhora do Monte, sente-se bem o Fado tradicional que corre no coração da cidade e define a alma portuguesa.
Uma voz, fadista desde sempre e incapaz de fugir à sua herança, é acompanhada por uma formação típica: guitarra portuguesa, viola e contrabaixo. Os temperos, esses sim, vagueiam pelo universo musical em geral, recorrendo tanto à música erudita como étnica de vários cantos do mundo, sempre com um elevado virtuosismo que caracteriza estes músicos. No entanto, o objetivo não é fundir o Fado com outros ambientes musicais, mas sim fazer música que a alma portuguesa respira no seu seio livre de preconceitos. Culpa da Globalização ou não, deixámos de ser seres fechados a uma cultura de um só país, mas, por força das nossas raízes, é impossível desprendermo-nos dos pilares que seguram a cultura de um povo.
Os bilhetes, no valor de 6,09 euros, podem ser adquiridos na bilheteira do Fórum Cultural.

Agência de Notícias

Comentários