180 mil pessoas sem médico de família na região de Setúbal

Há uma carência de 100 médicos na região de Setúbal 

O presidente da Associação de Município da Região de Setúbal, Rui Garcia, criticou o desinvestimento na área da saúde e afirmou que a região tem 180 mil pessoas sem médico de família. A crítica foi feita um encontro em defesa do Serviço Nacional de Saúde promovida pelas autarquias da região, no Barreiro.  


Autarcas dizem que há 180 mil pessoas sem médico em Setúbal 

O presidente da Associação de Município da Região de Setúbal (AMRS), Rui Garcia, afirmou no sábado que a região tem 180 mil pessoas sem médico de família, lamentando o desinvestimento na área da saúde, avança a agência Lusa.
A AMRS realizou no sábado o encontro "40 Anos do 25 de Abril, 35 Anos do Serviço Nacional de Saúde - A Região em Defesa do Serviço Nacional de Saúde", no Barreiro, promovido em parceria com o Conselho Distrital da Ordem dos Médicos.
"Quando estamos perto de comemorar os 40 anos do 25 de Abril, somos confrontados com a paulatina destruição do Serviço Nacional de Saúde, que é uma das suas principais conquistas. Na região temos cerca de 180 mil pessoas sem médico de família e existe uma carência de mais de 100 médicos", disse Rui Garcia.
O autarca, que preside também a Câmara da Moita, defendeu que se está a assistir a uma "deterioração" dos equipamentos de saúde, deixando também críticas às "elevadas taxas moderadoras".
"Este modelo da urgência metropolitana de Lisboa dificulta ainda mais o acesso das pessoas da região às urgências, em especial no caso das especialidades. Assiste-se a um avanço da saúde privada introduzida pelo recuou do SNS, sendo a privada também paga em parte pelo estado", reforçou o autarca.
Alda Monteiro, vice-presidente do Conselho Distrital da Ordem dos Médicos, afirmou que as condições laborais oferecidas estão a levar os profissionais a querer abandonar o país.
"Oiço a insatisfação dos utentes. Existem poucos profissionais, não são admitidos novos e as alterações efectuadas, sem se perguntar nada a quem trabalha, só vêem prejudicar. Temos que defender o SNS com um factor essencial de desenvolvimento", explicou a médica.

Empresas realizam evento dedicado à saúde em Setúbal
Cinco empresas da cidade de Setúbal na área da medicina e bem-estar realizam, a 13 de abril, pelas 15:30, o evento “Momentos Saudáveis – Cuide de Si, Para que Possa Cuidar dos Seus”, no Hotel do Sado, em Setúbal.
O programa inclui conversas sobre “Novas técnicas na prevenção do envelhecimento”, com o clínico geral António Boavida, “Qualidade de vida do idoso no seu domicílio”, com a enfermeira Carmo Carnot, “Veja melhor: Proteja os seus olhos”, com o optometrista Marco Vinhais, e “Importância da prevenção na saúde oral dos nossos filhos”, com a médica dentista Carla Barrancos.
As inscrições são gratuitas até 10 de Abril (918 540 618 ou momentos@hobbyholo.com). As empresas envolvidas ainda oferecem vales de serviços até 100 euros, com validade de 6 meses, explicam os promotores da iniciativa.




Comentários