Alcácer do Sal lança programa de Saúde

Autarquia quer saber quais os maiores problemas de saúde do concelho  

O Setor de Desporto da autarquia de Alcácer do Sal em colaboração com a Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (Centro de Saúde de Alcácer), Juntas de Freguesia e Instituições do concelho vai lançar o programa “Saiba + sobre a sua condição física e saúde”.

Alcácer do Sal inova com programa municipal de saúde

A iniciativa que arranca na quinta-feira, dia 16, no Centro de Saúde junto dos funcionários, enfermeiros e médicos daquela unidade de saúde, pretende de acordo com o professor Júlio Nunes, do setor de Desporto da câmara de Alcácer do Sal, “identificar os principais problemas de saúde da população do concelho através do preenchimento de um documento onde vai ser medido o perímetro abdominal, o peso, a taxa de gordura corporal, o nível de gordura visceral, o índice de massa hídrica, de massa muscular, o índice de massa óssea e o metabolismo basal, assim como a idade metabólica”.
Duas enfermeiras do Centro de Saúde vão colaborar na iniciativa da autarquia que vai estar em todas as freguesias do concelho. Depois do Centro de Saúde, a iniciativa vai estar na freguesia de Santa Susana.
“Os últimos dados sobre os principais problemas da população de Alcácer do Sal apurados através de uma iniciativa semelhante são antigos e porque se encontram desatualizados pretendemos avançar com um novo rastreio”, diz o professor Júlio Nunes. “Constatámos há quatro anos atrás que a população do concelho, principalmente a população mais idosa tinha uma taxa elevada de diabetes e hipertensão devido a maus hábitos alimentares”.
No final do programa e após a análise dos dados apurados, o Setor de Desporto do município de Alcácer do Sal pretende realizar um seminário para fazer o balanço dos números apurados e essencialmente para tentar encontrar soluções para os problemas encontrados .

Agência de Notícias
Leia outras notícias do dia em www.adn-agenciadenoticias.com

Comentários