TST avança para greve no Natal e Ano Novo

Sindicato acusa empresa de falta de diálogo. Administração nega

Vai ser um final de ano difícil para os passageiros dos Transportes Sul do Tejo. Motoristas e administração da empresa não se entendem, com o Sindicato Nacional dos Motoristas a avançar para quatro dias de greve nas duas últimas semanas deste ano. Nomeadamente a 24, 25, 31 de Dezembro e 1 de Janeiro de 2014. Sindicato fala em “falta de respostas” da administração da TST há suas propostas. Por outro lado, a administração diz que “não teve qualquer contacto por parte do Sindicato Nacional dos Motoristas no sentido de encetar conversações”. Entre uma e outra posição, centenas de pessoas no Natal e Ano Novo irão ficar sem transporte rodoviário no distrito de Setúbal.

Motoristas da TST agendam greves no Natal e Ano Novo 

Os motoristas dos Transportes Sul do Tejo, que cobrem todos os concelhos da Península de Setúbal e ligação à cidade de Lisboa, anunciaram esta semana, que vão avançar para uma greve nos dias 24, 25 e 31 de Dezembro e 1 de Janeiro. 
"Nós tentámos chegar à fala com a empresa, apresentámos inclusive uma proposta para a negociação mas nunca nos responderam e não sabemos o porquê. Perguntámos aos trabalhadores o que queriam fazer e, como os motoristas estão fartos de ser ignorados, avançámos com o pré-aviso de greve", conta Manuel Oliveira, do Sindicato dos Motoristas.
Os motoristas vão fazer greve nos dias 24 e 31 de Dezembro, das 18 horas até ao último serviço daqueles dias, e a todo o serviço nos dias 25 de Dezembro e 1 de Janeiro.
"As condições de trabalho são cada vez piores e os trabalhadores são constantemente ignorados. Desconvocar esta greve é uma hipótese remota, pois já não chega a vontade de reunir, são precisos atos concretos", diz o responsável sindical.
Manuel Oliveira lamentou, à Lusa, os incómodos que podem vir a ser causados pela greve e apelou à população para que "compreenda" a luta dos motoristas.
Os motoristas da TST pertencem ao Sindicato Nacional dos Motoristas, Sindicato dos Trabalhadores dos Transportes e Federação dos Sindicatos de Transportes. Nem todos os trabalhadores concordam com a greve mas muitos confessam “o clima de desconforto” atual na empresa.

Empresa nega contacto
A TST confirmou, em comunicado enviado à Lusa, que recebeu o pré-aviso e que vai fazer tudo para que o impacto desta greve junto das populações seja o menor possível.
"Sobre os motivos que constam do documento de pré-aviso, à TST cabe apenas dizer que não teve, até ao momento, qualquer contacto por parte do Sindicato Nacional dos Motoristas no sentido de encetar conversações sobre os motivos referidos", conclui o documento.

 Agência de Notícias
Leia outras notícias do dia em www.adn-agenciadenoticias.com 

Comentários