Setúbal aposta em hortas urbanas

Município cede 74 parcelas de terreno  

As candidaturas para a utilização das 74 parcelas que constituem o projeto municipal Hortas Urbanas de Setúbal, a desenvolver nos viveiros da Autarquia, estão a decorrer até dia 10 de Maio. Os "agricultores citadinos" vão pagar 7,5 euros por mês pelas parcelas de terreno.  


Câmara de Setúbal coloca 74 parcelas à disposição da população 
Os munícipes interessados na utilização de uma área de 30 metros quadrados, que constitui cada parcela de terreno destinada a atividade agrícola sustentável, devem preencher uma ficha de candidatura disponível no site da autarquia  e nos serviços de Espaços Verdes, a funcionar nas instalações dos viveiros municipais, na Avenida D. Pedro V, zona das Amoreiras.
Tanto na página como naqueles serviços estão ainda disponíveis o regulamento e a documentação necessária à candidatura, aberta a pessoas singulares maiores de idade, desde que residentes no concelho e não possuam nenhum tipo de exploração agrícola. Apenas é admitida uma candidatura por munícipe e por agregado familiar.
A ordenação das candidaturas e a atribuição das parcelas das hortas baseiam-se em critérios como a situação profissional do potencial utilizador, sendo beneficiadas as condições de desemprego e os rendimentos do agregado familiar, sendo que, neste caso, são privilegiados os munícipes com menor capitação financeira.

Agricultores vão pagar 7,5 euros mês
Das 74 parcelas de hortas urbanas, 54 são destinadas ao público em geral, 18 aos trabalhadores da Autarquia e duas a pessoas com mobilidade reduzida, que suportam os encargos parciais de funcionamento das Hortas Urbanas de Setúbal e de fornecimento de água num valor mensal, por utilizador, de 7,5 euros.
Os utilizadores das hortas urbanas de Setúbal podem produzir plantas hortícolas para autoconsumo ou recreio, instalar na sua parcela estruturas básicas de apoio e vedações no perímetro do espaço, numa altura até 25 centímetros, tipo sebe viva ou em madeira, e usufruir do composto resultante do processo de compostagem.
A participação em campanhas de educação ambiental organizadas pela Câmara Municipal de Setúbal é outro dos direitos dos utilizadores das hortas urbanas, que têm, igualmente, prioridade na inscrição em cursos de agricultura biológica em meio urbano promovidos pela Autarquia.
O projeto Hortas Urbanas de Setúbal tem como objetivo, diz fonte da autarquia, “promover e incentivar as atividades de horticultura em modo biológico, fomentando as práticas ancestrais de trabalho do solo, o uso e a partilha sustentável da água e o aproveitamento das características naturais das plantas”.
O estímulo da integração e da convivência multicultural é outro dos objetivos desta ação, que visa, igualmente, o aproveitamento dos resíduos orgânicos criados nos viveiros das Amoreiras, contribuindo assim para o descongestionamento do ambiente urbano.
As instalações das Hortas Urbanas de Setúbal funcionam de segunda-feira a domingo, das 7 às 21 horas no período de verão, compreendido entre 1 de Abril e 30 de Setembro, e das 8 às 19 horas na época de inverno, de 1 de Outubro a 31 de Março, podendo os horários ser ajustados às necessidades dos utilizadores.
A ficha de candidatura e está disponível na página de internet da Câmara Municipal, através do link http://www.mun-setubal.pt/pt/pagina/hortas-urbanas-de-setubal/304

Agência de Notícias 

Comentários