Quinzena do Peixe-espada começa em Sesimbra

O rei dos mares de Sesimbra vai estar em todos os pratos

A 8.ª edição da quinzena do Peixe-espada, que decorre de 25 de Maio a 10 de Junho, em Sesimbra, o certame apresenta mais de 60 pratos confecionados com peixe-espada preto, um símbolo da gastronomia de Sesimbra. No Dia do Peixe-espada Preto, 6 de Junho, o público pode provar dezenas de receitas por um preço especial de 7 euros.

Quinzena gastronómica do Peixe Espada começa amanhã em Sesimbra

Dar a conhecer a espécie e promover a restauração do concelho, capitalizando assim as potencialidades da região, são os principais objetivos da Quinzena Gastronómica do Peixe-espada Preto, criada em 2006 pela Câmara de Sesimbra em colaboração com a ArtesanalPesca e as associações de comerciantes locais.
Uma das razões apontadas para o sucesso da iniciativa são as receitas apresentadas, que, ano após ano, conseguem sempre surpreender e demonstrar que a imaginação não tem limites. Logo na primeira edição foram vendidos 2 500 pratos, e nos últimos anos este número duplicou.
Tranche de Peixe-espada Preto com Papaia, Servido com Brás de Legumes, Lombo de Peixe-espada Preto Corado em Azeite, Migas de Batata e Grelos Salteados ou Filetes de Peixe-espada Preto com Molho de Moscatel e Camarão Flamejado são algumas das propostas desta 8. Edição, que conta com a participação de 37 restaurantes.
Pescado pela frota sesimbrense há cerca de 30 anos, o Peixe-espada Preto é uma espécie com grande importância para a economia local e uma referência gastronómica no concelho.
Atualmente, a pesca é feita de forma artesanal por perto de 260 pescadores, que partem diariamente em 16 barcos, rumo ao largo de Sesimbra.
Mais de 90 por cento do Peixe-espada Preto português é capturado por embarcações de Sesimbra, número que transmite bem a importância deste peixe para a economia e gastronomia locais.
Mais informação em 
http://peixeespadapreto.sesimbra.pt/


Agência de Notícias 

Comentários