Quatro mil pessoas ajudaram a embelezar Barreiro


“A cidade ficou muito mais bonita”

No passado sábado, decorreu, ao longo de todo o dia, a segunda e última jornada do Dia B 2013, no Barreiro. Cerca de quatro mil pessoas participaram nesta mega ação de voluntariado urbano que durou dois dias. Existiu 66 intervenções, nas oito freguesias do Concelho do Barreiro. Autarcas tiveram muito participativos.

Milhares de pessoas ajudam a embelezar prédios esquecidos 

O Presidente da Câmara do Barreiro, Carlos Humberto de Carvalho, foi uma das muitas pessoas que “arregaçou as mangas” e também ele deu o seu contributo, num dia que considera importante para o Concelho. “É um dia de participação, de envolvimento cívico, em que cada um dá uma parte de si a todos os outros”. 
No terreno estiveram a Vice-Presidente da Câmara do Barreiro, Sofia Martins, os vereadores Carlos Moreira, Rui Lopo, Regina Janeiro e Santa Clara Gomes, para além dos presidentes das oitos Juntas de Freguesia do Concelho, parceiras desta iniciativa, contribuindo assim, diz fonte do município, “para esta causa comum em nome do Barreiro”.
“Está a decorrer lindamente”. Estas foram as palavras que Sofia Martins encontrou para classificar este DIA B 2013, ao site da autarquia. No decorrer dos trabalhos a Vice-Presidente informou que “toda a gente está com muita alegria a construir um bocadinho daquilo que queremos que seja o Barreiro”. 

Voluntários felizes no dia B
Mata da Machada foi limpa por centenas de voluntários 
É a segunda vez que Vladimir Pinho colabora nesta ação. Hoje pintou o muro do Luso Futebol Clube, porque “gosto de ajudar a embelezar a minha Terra”, disse esse voluntário.  
Por seu lado, Adelino Almeida ajudou a limpar a praia de “Copacabana”, na freguesia de Santo André. Participou, pela primeira vez, como voluntário, porque é um “trabalho digno e é justo ajudarmos na limpeza do Concelho”. 
No mesmo local, as amigas Ana e Paula também colaboraram na limpeza. “Ajudar não custa nada e se cada um contribuir um bocadinho conseguimos mudar a face da nossa cidade e é esse o espírito destas pessoas”, dizia Ana. 
Na freguesia de Palhais, Rebeca colaborou na pintura de bancos de jardim, uma forma de, segundo ela “contribuir para ajudar a sociedade e para tornar Palhais ainda mais bonita”. 
Ao todo, nos dois dias, foram cerca de 4.500 voluntários inscritos e aos muitos que, tal como no ano passado, se juntaram de forma espontânea à iniciativa, e aos 26 parceiros que permitiram concretizar as 118 ações programadas nas áreas de requalificação do espaço público, manutenção de jardins, limpeza urbana e arte urbana.

Comunidade escolar particularmente envolvida 
A Cidade Sol também não foi esquecida pelos voluntários do Dia B

Recorde-se que esta segunda edição do Dia B arrancou no dia 3 de Maio, e ao longo do Dia, em 26 escolas, envolvendo 52 ações neste mega evento de voluntariado urbano, que, na sua primeira etapa, envolveu a comunidade escolar – alunos, professores, auxiliares, pais (muitos pais) – e representantes dos parceiros na organização. Neste dia, também, os alunos da Escola Superior de Tecnologia do Barreiro e vários voluntários pintaram bancos de jardim e muretes na zona envolvente ao Convento da Madre de Deus da Verderena. 

Os parceiros da ideia
São parceiros deste evento a Câmara e as juntas de Freguesia do Concelho do Barreiro.
Baía do Tejo, Hipermercado Continente Barreiro, Fisipe, Suma, Macdonald’s, Cepsa, EGEO, Dyrup, Sovena, Marcontin, SGR, Florcerta, Viveiros Moreira da Silva e Filhos, Sintimex, Biomiva Montijo, Dom Pedro V, Sotkon, Covelo & Pinto e Transportes J. L. Monteiro, Coca-Cola, Amarsul, Montana Shop, ajudaram na área financeira.  
Transtejo/Soflusa, CP – Comboios de Portugal, TCB – Transportes Colectivos do Barreiro, ajudaram na divulgação e a Adhesive Design Studiom foi a empresa que criou todo o conceito de imagem e mensagem visual do projeto.

Agência de Notícias 

Comentários