Misericórdia de Almada discute estado social

Discussão sobre estado social em contexto de crise a 29 de Maio

Repensar o papel do estado e dos agentes locais na criação, ou manutenção, de redes sociais que garantam suporte à população é o tema em debate no seminário organizado pela Santa Casa da Misericórdia de Almada, no próximo dia 29 de Maio, no Fórum Municipal Romeu Correia, no centro da cidade.

Seminário sobre Estado Social realiza-se em Almada a 29 de Maio 

Segundo a organização, é necessário repensar o “Estado Social, Desafios e Papel dos Agentes Locais em Contexto de Crise”, como sistema de base da sociedade, “numa altura particularmente difícil da história recente do nosso país, tendo em conta a assistência financeira internacional e política austera”.
Marcado para as 9h30, no auditório Fernando Lopes Graça, a sessão de abertura será feita por Joaquim Barbosa, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Almada, e por Ana Braga da Cruz, da direcção da EARN Portugal (Rede Europeia Anti-Pobreza), que apoia este evento, e por um representante da União das Misericórdias Portuguesas        
O primeiro painel de debate, moderado por Joaquina Madeira, irá centrar-se no tema que dá nome ao seminário, e terá início às 10:30. Contará com as intervenções de Manuel Carvalho da Silva, Docente na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Coordenador do Observatório Sobre Crise e Alternativas e investigador no Centro de Estudos Sociais, de José António Fonseca Vieira da Silva, deputado, presidente da Comissão Eventual para Acompanhamento das Medidas do Programa de Assistência Financeira a Portugal e ainda de José Manuel Henriques, professor auxiliar convidado no ISCTE-IUL, Director do Mestrado em Economia Social e Solidária ISCTE-IUL.

Experiências de Setúbal e Amadora em debate
Durante a tarde o recomeço do debate está marcado para as 14 horas, com intervenções sobre “A importância da reflexão e partilha de práticas interinstitucionais em momento de novos desafios e inovação”. O tema será moderado por Fátima Goulão e apresentado por Sandra Araújo, directora Executiva EAPN Portugal. No terceiro painel estão previstas a apresentação de duas experiências locais, uma da Câmara de Setúbal sobre a requalificação dos Bairros Sociais e outra da Câmara da Amadora referente à dinamização de redes sociais locais.   
A entrada é gratuita, sujeita a inscrição através do e-mail scma.lglr@gmail.com ou pelos telefones 210 113 920 / 212 946 940.


Agência de Notícias 

Comentários