Menina atacada por cão em Santiago do Cacém


Menina recupera de ataque de Pastor Alemão 

A pequena Beatriz, de três anos, brincava na quarta-feira à porta do centro de tosquia de Alvalade do Sado, Santiago do Cacém, na companhia do pai e do cão ‘Rex’ – um pastor-alemão que está na família há cinco anos. O animal tinha sido vacinado momentos antes e, quando a menina tentou fazer-lhe uma festa, este mordeu-a com violência no crânio e na face. A menor recupera no Hospital D. Estefânia, em Lisboa, em estado considerado "estável". O animal deverá agora ser abatido. 

Pastor alemão terá atacado a menina na casa dos avós 

"A menina estava a brincar na rua, à porta da loja, com o pai, quando ouvi gritos. Pensámos que tivesse sido atropelada por um carro, mas quando chegámos cá fora percebemos que tinha sido o cão", contou uma testemunha.
Tal como o ADN já noticiou, os pais levaram logo Beatriz aos Bombeiros de Alvalade, que acionaram a VMER do INEM. A criança foi depois levada de helicóptero para Lisboa em "estado grave, mas sempre consciente", disse fonte dos bombeiros.
"A criança encontra-se estável e a receber o tratamento necessário à sua recuperação", refere o Hospital Dona Estefânia, onde a menina está internada para tratar "ferimentos provocados pela mordida do cão", segundo um comunicado enviado à agência Lusa na sequência de um pedido de esclarecimento.
A criança, que se encontrava em casa dos avós, em Foros da Casa Nova, na freguesia de São Domingos, concelho de Santiago do Cacém, foi mordida na quarta-feira à tarde por um cão de raça pastor alemão.
Segundo fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Setúbal, o alerta foi recebido às 16.19 horas de quarta-feira [a menina foi transportada pela sua mãe para o quartel dos Bombeiros Voluntários de Alvalade Sado] e foi transportada às 17.49 horas num helicóptero do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) para o hospital de Lisboa.
O comandante dos Bombeiros Voluntários de Alvalade Sado, Octávio Candeias, disse à Lusa que a criança "apresentava ferimentos a nível da face com alguma gravidade".
A família da menor, que recusou falar sobre o caso. A GNR está a averiguar as condições em que se encontrava o cão pastor-alemão, que, apesar de não ter historial de episódios semelhantes, deverá ser abatido. Ontem à tarde o animal estava ainda à guarda da família de Beatriz.


(Texto actualizado às 19h de 17 de Maio)


Agência de Notícias 

Comentários