Mara D’Eleán expõe retrato glamour no Barreiro


O retrato de uma fotógrafa de glamour 

A exposição "retrato glamour" de Mara D’Eleán –  inaugurada esta noite no Bar’Tolo na cidade do Barreiro – é motivo para pegar nas tamanquinhas e ir ver uma exposição de fotografia de moda num bar. Porque não? O projecto junta 15 retratos de mulheres de todo o país. O espírito do glamour toma conta da exposição e da noite que promete muitas [boas] surpresas. Tal como a exposição, a noite é de glamour e de gente bonita. E quem se vestir a rigor tem direito a uma surpresa. Fomos conhecer o mundo de Mara D’Elán.

Mara D'Eleàn expõe retrato glamour no Bar'Tolo no Barreiro  


 Mara D’Eleán tem-se vindo a afirmar como uma nova revelação da fotografia de moda portuguesa. É do tipo de criatividade que fazia falta: ao mesmo tempo clara e densa, com um toque sensual muito particular que se torna por vezes quase cinematográfico. Consegue juntar muito bem a expressão de ideias interessantes e bem integradas com o lado mais intenso da mulher. Em suma, em cada retrato há um sentimento e há mil descobertas que valem mesmo a pena serem vistas. 
Hoje é dia de passadeira vermelha no Bar’Tolo. A visita a esta exposição começa com uma motivação e uma ilusão que é uma alusão também à beleza da mulher retratada pela sensibilidade feminina. Entre os olhares, as poses e as tentações, Mara D’Eleán transmite o belo numa reunião discreta na escala mas fulgurante no imaginário. São retratos de glamour e glamour captado na curva – e contracurvas – da criatividade. 15 obras de arte de sete mulheres diferentes. Sete cliques de intensidades intimistas.
Em entrevista ao ADN, Mara diz que gosta “de construir imagens, essencialmente, não só captá-las. Todos os trabalhos fotográficos que realizei até à data incluem o meu trabalho de maquilhagem e styling também. Sessões temáticas são o que mais me atrai, pois posso direccionar todo um conceito, um visual. Penso que isto se deve também à minha paixão pela direcção de arte/design de produção. Gosto de olhar para uma fotografia e envolver-me num mundo só dela, fotografias que me façam sonhar, que explorem a beleza das coisas”. Eis a essência da criadora.

A história de uma exposição 
“A exposição ‘retrato glamour’ surgiu de uma iniciativa organizada por mim, com a ideia de dinamizar a arte e o convívio no Barreiro”, explicou Mara ao ADN. Posto isso, a fotógrafa lançou “um concurso em Abril, onde foram aceites candidaturas de várias raparigas, passando posteriormente por uma selecção de apenas sete escolhidas. No final do mês foram realizadas as sessões fotográficas, no bar Bar’Tolo, com a maquilhagem e styling também da minha autoria. A exposição é o resultado de todas estas etapas. Sendo que o convívio entre várias raparigas de diferentes pontos do país tiveram a oportunidade de passar uma tarde divertida, onde a beleza e o glamour foi o lema do dia”. 
De acordo com Mara, esta exposição – que fica no Bar’Tolo até Julho – quer “fornecer ao espectador, a visão do requinte da beleza feminina, juntando sofisticação e glamour”. Mara segue a tendência “quase ‘hollywodesca’ nas fotos”. Cada modelo “tem um visual construído exclusivamente para si, procurando destacar o que de melhor tem em características de rosto”. Neste paralelo de desejos a fotógrafa garante que a “sofisticação das mulheres da época de 20 a 60 é uma forte inspiração”.

As influências fotográficas
O caminho, de Mara, ainda agora começou mas os cliques que mais influenciam o seu caminho é a “fantasia e o glamour”. Mas há mais: “gosto da foto editorial, aliada à moda”. Quer que as suas modelos “se sintam bem e confiantes” com ela e tem sempre “atenção aos traços que mais favorece a modelo”. E de futuro, espera “vir a explorar mil e uma coisas, seria bom sinal. Acho que precisamos dessa variedade de experiências para evoluir”.

Os caminhos D’Eleán
Apaixonada pela fotografia,  Mara também é modelo e quer criar roupa
A marca de Mara D’Eleán não se fixa apenas no clique de um retrato. Ela também é modelo. Nessa sua passagem para a frente da objectiva gosta “de encarnar personagens”. “Gosto de me envolver na temática da sessão e transmitir isso nas fotos. Penso que também advém do meu profundo gosto pela representação. Quero ser parte integrante do cenário, contexto onde me inserem na foto, não apenas pousar”. 
Mas Mara ambiciona mais. Muito mais. “Desde cedo me senti fascinada pela arte e pela moda. Esta paixão surgiu aos dez anos de idade, ao desenhar roupas. Mais tarde descobri o gosto pela pintura digital. Fiz teatro durante dois anos, participei nalguns projectos de vídeo, representando. Mas também tive parte activa de equipa de vídeo como directora de arte. Muitas vezes crio os meus próprios vídeos, sendo essa uma vertente académica do meu curso também”.
Licenciada em Arte-multimédia pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, e formada em Design, tem trabalhado em projectos de vídeo, fotografia, ilustração (digital e tradicional) e design.
Em paralelo, gosta imenso de representar e mantêm um negócio com uma amiga, de criação e venda de bijuteria, chamado Be.Vain. O que acaba, de uma maneira ou de outra, explorar o sector da moda e acessórios.
“Realizámos algumas sessões fotográficas para promovermos o projecto e a aceitação tem sido muito boa”, diz.
A criação de vestuário é uma “das vertentes que quero aprofundar futuramente”, conta a sorrir. “De momento estou a aceitar encomendas de projectos, de todas as vertentes.
Tenho criado inclusive alguns logótipos para marcas e recentemente fiquei responsável pela imagem de uma banda musical”.

“É difícil é estar quieta!”
Estamos perante uma mulher criativa, em circuito, em permanente curto-circuito de exigência consigo própria. Tão discreta na escala quanto no eco que desperta em cada um de nós. Sempre diferente, sempre exigente e, sobretudo, livre, com essa liberdade “cor de criatividade” que é o desejo que reúne todos os desejos.
Afinal, como conta a terminar, “é difícil é estar quieta! Espero evoluir e chegar até onde consiga. Existem muitas coisas que quero fazer, muitos projectos e muitas pessoas com quem gostaria de trabalhar, pois acredito fielmente no trabalho de equipa, quando todos os elementos são respeitados. Estou completamente receptiva a propostas e quero ver o que estes projectos me trazem”.
O espírito do glamour toma conta da exposição e da noite que promete muitas [boas] surpresas. Tal como a exposição, a noite é de glamour e de gente bonita. E quem se vestir a rigor tem direito a uma surpresa. Só não haverá nenhuma surpresa se ver, por lá, a fotógrafa no final da passadeira vermelha com um sorriso, um abraço e mil palavras.
Podem conhece-la melhor em: https://www.facebook.com/EleanArt

Paulo Jorge Oliveira 

Comentários