Insegurança na Aroeira preocupa PCP

Comunistas querem mais policiamento no concelho de Almada

O Grupo Parlamentar do PCP foi alertado, por iniciativa do Presidente da Assembleia Municipal de Almada, para o sentimento de insegurança que se verifica em certas áreas daquele Concelho, situação que se pode generalizar se não forem tomadas medidas de reforço dos meios das Forças de Segurança, principalmente da GNR, dizem os comunistas.

Deputados do PCP querem mais GNR a vigiar a Aroeira, em Almada 

A título de exemplo, e bem demonstrativo da situação está o testemunho de um cidadão, residente na Aroeira, dando conta de crimes ocorridos e do medo que alastra nos residentes. Esse testemunho foi transmitido aos deputados comunistas que descreveram o caso à Comunicação Social.
A morar na Rua Carlos Lopes, na Aroeira, o morador explicou ao PCP que “a minha casa foi assaltada no final de Janeiro. Entretanto, há cerca de 15 dias, o café ao fundo da rua foi igualmente assaltado. No dia 9 de Março, chamámos a GNR para dar conta de quatro assaltos que ocorreram ao longo dessa semana, nesta pequeníssima rua com apenas dez moradias. (…) Temos a sensação que as forças policiais não têm a capacidade para dar a resposta necessária. Além de que, por aqui nunca se vê qualquer patrulhamento. As pessoas andam aterrorizadas, sendo muitas delas idosas, e particularmente vulneráveis a este tipo de ocorrência”.

PCP exige mais meios ao dispor da população
Tal como sublinha o cidadão que lançou este alerta, é fundamental, dizem os comunistas, “encontrar uma resposta que devolva algum grau de segurança aos munícipes, pois já começa a ser constrangedor, semana após semana, entrar nesta rotina, e esperar para ver quem é o próximo a ser visitado”.
A questão arrasta-se à algum tempo e, em comunicado, o PCP  diz que “tem vindo a abordar reiteradamente ao longo dos anos junto do Governo”, o tema da segurança. Referem ainda os comunistas, “temos consciência do esforço e do profissionalismo com que os homens e mulheres das forças de segurança desempenham a sua missão, e o problema central que se coloca – e que aqui suscitamos – é o dos meios disponíveis para melhor garantir a segurança das populações, desde logo ao nível do reforço de efectivos”.

Perguntas ao Governo
Os deputados do PCP, Bruno Dias, Francisco Lopes e Paula Santos, quiseram saber que conhecimento tem o Governo acerca da situação acima transmitida e que acompanhamento está a ser feito em relação a este processo. Também interrogaram o Governo para saber que medidas concretas serão desenvolvidas para proceder ao reforço dos meios das Forças de Segurança, designadamente da GNR na Charneca da Caparica, e de forma mais geral da PSP e GNR no Concelho de Almada e no Distrito de Setúbal.

Agência de Notícias 

Comentários