Fernando Pó mostra os melhores vinhos do mundo


 18ª Mostra de Vinho de Fernando Pó divulga colheitas de 2012

A 18º Mostra de Vinho da Marateca e Poceirão em Fernando Pó, em Palmela, vai divulgar, de sexta a domingo (10 a 12 de Maio), a colheita de 2012 de 13 produtores da região. Os vinhos produzidos nestas duas freguesias do concelho de Palmela, de qualidade reconhecida e detentores de vários prémios nacionais e internacionais, são o principal motivo de interesse do certame, que junta o vinho aos produtos regionais. A feira abre amanhã e tem como principal atracção musical: Mónica Sintra.  

Fernando Pó mostra os melhores vinhos de Palmela este fim de semana

Andreia Bento, da comissão organizadora do certame, admite que a mostra de vinho “atingiu a maioridade mas cada vez mais é dependente de ajudas financeiras exteriores”.
Fernanda Esfola, presidente da Junta de Freguesia da Marateca, entende mesmo que o fator financeiro torna-se cada vez mais importante para a realização do certame, uma vez que este “depende e necessita, ano após ano, da ajuda e apoio de todos”. A autarca recusa deixar, pela história da Mostra de Vinho da Marateca e Poceirão, de realizar o certame “que já assume um importante marco na cultura da região”.
Os melhores vinhos produzidos nestas freguesias rurais de Palmela, de grande tradição vitivinícola, estarão disponíveis para prova e venda durante o certame, num total de 27 tintos e 14 brancos. Os 10 melhores vinhos do ano serão selecionados por um painel de provadores, em prova cega, com divulgação e entrega de prémios agendadas para as 19 horas de domingo. À Mostra de Vinhos junta-se, também, a Feira de Vinhos do Concelho de Palmela, com a presença de 13 pavilhões de produtores/engarrafadores de todas as freguesias. 
O evento contará com uma mostra de produtos regionais onde, para além dos vinhos, os visitantes podem contar com os queijos de ovelha e a doçaria típica. A realização de um colóquio no dia 12, onde serão debatidos os temas “A Poda… da Formação à Produção” e o “Novo Regime Contabilístico para a Viticultura” é o momento destacado pela organização, em consonância com a “eleição dos dez melhores vinhos do certame”, também no domingo.

O grande ano de vindima de 2012
Henrique Soares, presidente da Comissão Vitivinícola da Península de Setúbal, destaca a evolução que a mostra de vinhos teve ao longo dos anos, evidenciando o historial de “muitos anos em que as freguesias de Marateca e Poceirão produziam grandes quantidades de vinho mas não tinham a sua identidade frisada que hoje possuem”. “Em 2012 a vindima registou valores recordes em termos de produção e qualidade, atingindo 51 milhões de litros”, acrescenta Henrique Soares, que prevê um ano bom em termos de evolução dos vinhos da região.

Terra dos melhores vinhos do mundo
A 18º Mostra de Vinho da Marateca e Poceirão em Fernando Pó tem um valor de entrada de dois euros na sexta feira e um euro no sábado e domingo. Luís Calha, vereador do turismo na Câmara de Palmela, distingue dois componentes que estarão em evidência no certame, “o social pela promoção das pessoas e do seu trabalho na terra para o cultivo e o económico, pela capacidade que o vinho tem de gerar grandes receitas para a região”.
Ainda segundo fonte da Câmara de Palmela, “esta é uma oportunidade privilegiada para contactar com os responsáveis por alguns dos melhores vinhos do mundo e para conhecer a identidade de uma região ímpar. Os vinhos das freguesias de Marateca e Poceirão evoluíram, de forma significativa, nas últimas duas décadas, com a aposta na constituição de empresas e marcas, na modernização de processos de produção e na divulgação dos seus produtos. Os prémios consecutivos e o reconhecimento nacional e internacional são demonstrativos do trabalho realizado neste território, cuja paisagem é fortemente marcada pela ligação à cultura do vinho”.

Mónica Sintra e Irmãos Cabanas em Fernando Pó
A inauguração da Mostra de Vinho da Marateca e Poceirão em Fernando Pó está agendada para as 19 horas desta sexta-feira, (10 de Maio) que conta com o espetáculo musical de Mónica Sintra e um baile com o grupo Irmãos Cabanas. Jorge Dias, da Entidade de Turismo de Lisboa e Vale do Tejo, espera que este certame ganhe “cada vez mais escala e se torne num evento cada vez mais turístico que é atualmente”.


Programa

Dia 10 (sexta-feira)
19h00 Inauguração Oficial
19h00 Abertura da Mostra ao público
21h00 Espetáculo musical com Mónica Sintra
22h30 Baile com o grupo Irmãos Cabanas

Dia 11 (sábado)
10h00 Abertura dos pavilhões
10h00 Colóquio
I – “A Poda… da Formação à Produção”
II – “Novo Regime Contabilístico para a Viticultura”
15h00 Matiné com o grupo Irmãos Cabanas
18h00 Atuação da Real Trovantuna de Setúbal” (Tuna Feminina da ESCE-IPS)
21h00 Espetáculo musical com Belito Campos
22h30 Baile com o grupo Irmãos Cabanas

Dia 12 (domingo)
10h00 Abertura dos pavilhões
15h00 Atuação do Rancho Folclórico e Regional de Fernando Pó
16h00 Matiné com Valter Cabrita
19h00 Divulgação dos dez melhores vinhos – Entrega de diplomas e lembranças a todos os Vitivinicultores participantes
21h00 Baile até ao encerramento da Mostra com Valter Cabrita



[Sexta, sábado e domingo | Serviço de tasquinhas (gastronomia) até às 00h00]

Agência de Notícias 

Comentários