Barraqueiro compra Metro Sul do Tejo

Empresa é agora dona de 100 por cento da empresa

O grupo Barraqueiro, uma das maiores empresas nacionais do sector dos transportes, vai ficar com o controlo total da Metro Transportes do Sul (MTS) – que detém a concessão por 30 anos da rede do metropolitano da margem sul do Tejo. A aquisição foi notificada no final do mês passado à Autoridade da Concorrência, que terá agora de se pronunciar sobre o negócio. Em cima da mesa está também uma possível concessão do Metro de Lisboa.

Barraqueiro adquire totalidade do Metro Sul do Tejo  

De acordo com um aviso publicado nesta terça-feira pelo regulador, a Barraqueiro (subsidiária do grupo com o mesmo nome) notificou, a 29 de Abril, uma “operação de concentração” que “consiste na aquisição do controlo exclusivo da MTS”.
De acordo com o jornal Público, o  último relatório desta empresa refere que em 2011 a Barraqueiro detinha 34 por cento do capital. O grupo foi questionado sobre a participação que possuía aquando da operação agora notificada e que lhe dará 100 por cento da MTS, mas não respondeu. “Enquanto a operação estiver em análise na Autoridade da Concorrência, não prestamos qualquer declaração nem damos informações sobre a mesma”, referiu fonte oficial.
O mesmo relatório de 2011 refere que faziam também parte da estrutura accionista a Ascendi (18,08 por cento), a Ensulmeci (10,67 por cento) e a Teixeira Duarte (9,11 por cento). Também a Sopol e a Siemens detinham uma participação na MTS, que não foi possível quantificar.

Barraqueiro quer chegar ao Metro de Lisboa
Este último grupo explicou, em comunicado, que “a venda da participação na concessionária do Metro Sul do Tejo sempre esteve prevista e teve agora o seu desfecho normal e planeado”, acrescentando que “depois de estar garantido o bom funcionamento dos sistemas, como agora acontece com o Metro Sul do Tejo, estes passam para a responsabilidade dos seus operadores naturais”.
A MTS ganhou a concessão do metro da margem sul em 2002. O prazo de 30 anos iniciou-se em Dezembro, terminando, por isso, em 2032. A Barraqueiro tem sido apontada com uma potencial concorrente às novas concessões que o Governo quer lançar este ano, nomeadamente a da Metro de Lisboa.

Agência de Notícias

Comentários