60 mil perderam rendimento social de inserção


237 famílias perdem RSI num mês


O Instituto de Segurança Social (ISS) registou, em Abril deste ano, 272.977 beneficiários do rendimento social de inserção (RSI), menos 59.718 do que no período homólogo do ano anterior. Dados divulgados nesta quinta-feira pelo instituto indicam também que o número de pessoas com direito a esta prestação social tem diminuído ao longo de 2013: só de Março para Abril, 1900 pessoas deixaram de a receber. Nesses meses mais crianças e jovens receberam abono e mais idosos tiveram direito ao complemento solidário.

Estado corta cada vez mais no rendimento social de inserção 

 O RSI apoia pessoas ou famílias que estejam em situação de carência económica e em risco de exclusão social. Entre Março e Abril deste ano, 237 famílias perderam o direito a esta ajuda. 
Os dados do ISS dão ainda conta de que em Abril deste ano havia 1.174.040 crianças e jovens a beneficiar do abono de família, mais 1211 que no mês anterior.
Desde Outubro que as novas regras de atribuição deste abono permitem que a Segurança Social faça uma revisão do escalão em função dos rendimentos do agregado familiar dos últimos três meses. Assim, o aumento do número de desempregados, por exemplo, poderá explicar a maior atribuição desta prestação social.
Contudo, num ano, registaram-se menos 18.388 beneficiários do abono de família, cujo valor varia de acordo com a idade da criança ou jovem e com o nível de rendimentos do respectivo agregado familiar. Por outro lado, de Março para Abril deste ano mais 703 pessoas receberam o complemento solidário para idosos (CSI), o que contraria uma tendência de diminuição verificada desde o início de 2013. Comparando com o ano passado, observa-se que menos 8808 idosos receberam este apoio, cujo objectivo é reduzir as despesas de saúde.

Agência de Notícias 

Comentários