Urgências nocturnas vão ser concentradas em Lisboa


Setúbal, Almada e Barreiro perdem urgências à noite

É um plano para três meses.  Progressivamente vão ser concentradas nos Hospitais de Santa Maria e São José – em Lisboa – as urgências nocturnas de oftalmologia, cirurgia vascular, cirurgia plástica, neurologia, gastroenterologia, psiquiatria e grandes traumatizados. Especialidades que agora estavam repartidas pelos hospitais Garcia de Orta, em Almada, S. Bernardo, em Setúbal e Nossa Senhora do Rosário, Barreiro, S. Francisco Xavier, Lisboa, bem como os hospitais de Cascais, Amadora/Sintra, Loures e Vila Franca de Xira. Em Julho, todos esses hospitais deixam de ter estas especialidades entre as oito da noite às oito da manhã.


Governo retira urgências nocturnas de Setúbal e coloca-as em Lisboa 

Até Julho, as urgências da zona de Lisboa e Vale do Tejo vão ser reorganizadas de forma a concentrar nos hospitais de Santa Maria e de S. José algumas valências, durante a noite. É o caso das especialidades de oftalmologia, cirurgia vascular, cirurgia plástica, neurologia, gastroenterologia, psiquiatria e grandes traumatizados, segundo avança o Jornal de Negócios.
Os doentes que se dirijam a outro hospital para receberem tratamento de urgência naquelas áreas entre as 20 horas e as 8 horas “serão transferidos” para o Santa Maria ou para o S. José, com o apoio do INEM e da Linha Saúde 24, garante a Administração Regional de Saúde (ARS) de Lisboa e Vale do Tejo.
A reestruturação da rede já estava prevista mas será apressada devido ao chumbo do Tribunal Constitucional de quatro medidas do Orçamento do Estado para 2013, noticia o Jornal de Negócios na edição de ontem.
Fonte oficial da ARS disse àquele jornal que o objectivo é cumprir o “esforço de racionalização de recursos e em áreas que a casuística de atendimentos o permita sem perturbação da qualidade dos cuidados prestados aos doentes”.
As valências referidas estarão reorganizadas até ao final de Julho e, em relação às restantes, a ARS não se compromete com datas. Esta reestruturação no funcionamento da rede diz respeito apenas ao período nocturno, das 20 às 8 horas.
Actualmente, segundo o mesmo jornal, o serviço de urgência nocturno de otorrinolaringologia na zona de Lisboa e Vale do Tejo já só funciona no Hospital de Santa Maria.
Fonte do Governo explicou ao Jornal de Negócios que a medida pretende racionalizar os recursos sem causar danos na qualidade dos cuidados prestados aos doentes. A mesma fonte lembra que uma reestruturação semelhante está a ser feita com a especialidade de otorrinolaringologia e nas urgências do Porto.

São José e Santa Maria com reforço de equipas
Fonte deste organismo adiantou à agência Lusa que esta organização compreende algumas inovações, como "a possibilidade de profissionais em serviço se deslocarem a outras unidades hospitalares, obviando assim a necessidade de transportar doentes muitas vezes em condições clínicas exigentes".
A mudança passa ainda pelo estabelecimento, no período nocturno, de dois centros de trauma com capacidade para atender grandes traumatizados, uma vez que este tipo de doentes necessita da ação coordenada de todas as especialidades cirúrgicas, nos hospitais de Santa Maria e de São José.
De acordo com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, o objetivo deste processo de organização é "obter racionalização de recursos em áreas em que a casuística de atendimentos o permita, sem perturbação da qualidade dos cuidados prestados aos cidadãos".
"Este contexto organizacional vai permitir colmatar dificuldades em especialidades deficitárias na região e redirecionar recursos para a atividade programada, nomeadamente consultas médicas e cirurgias", prossegue o esclarecimento deste organismo.
Assim, os hospitais da margem norte do Tejo – Amadora/Sintra, Cascais, Loures, S. Francisco Xavier (Lisnos) e a recém unidade de Vila Franca de Xira – bem como as urgências dos três principais hospitais da península de Setúbal – São Bernardo, Centro Hospitalar Barreiro/Montijo e Garcia de Orta – perdem, quase na totalidade, o serviço de urgência entre as 20 e as 8 horas.

Agência de Notícias

Comentários