Setúbal recebe festival Ibérico do Vinho

Festival internacionaliza produtores regionais 
O Festival Ibérico do Vinho reúne no Largo José Afonso, em Setúbal, 40 produtores vinícolas e de iguarias regionais de Portugal e Espanha no próximo fim de semana, com o principal objetivo a passar pela internacionalização dos vinhos regionais. Henrique Soares, presidente da Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal, explica que “por o vinho não ser um produto de primeira necessidade, aliado ao facto de os portugueses perderem o poder de compra, este tem de buscar novos mercados”. 

Festival Ibérico do Vinho realiza-se em Setúbal de 3 a 5 de Maio

“Brasil ou Angola podem ser os novos destinos que vêm colmatar a possível quebra no mercado interno”, diz Henrique Soares, para quem a bolsa de contatos a realizar no próximo sábado é uma oportunidade para novos negócios. “A presença de especialistas internacionais do setor do vinho pode abrir perspetivas de negócio para os produtores locais”, explica o presidente da Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal. 
O festival, com inauguração agendada para sexta-feira, 3 de Maio, às 15 horas e possui entre os participantes a produtora espanhola Ruta del Vino Ribera del Guadiana e a portuguesa Vidigueira, Cidade do Vinho 2013 em Portugal. Nos expositores da feira, instalada numa tenda com 1400 metros quadrados, no largo José Afonso, contam-se ainda representantes de produtos gastronómicos regionais, como presuntos espanhóis. 

80 por cento dos expositores é da região 
Maria das Dores Meira, presidente da Câmara Municipal de Setúbal, pretende dignificar “um setor de extrema importância na economia portuguesa” e valorizar um produto “que possui particular identidade na Península de Setúbal”. 
“Este certame é um encontro de vinhos com sabores, em harmonia com afamados queijos, enchidos, doçaria tradicional, e outras iguarias ibéricas”, diz a autarca setubalense. Por seu lado, o presidente da Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal frisa a particularidade de “Setúbal ter a iniciativa de criar o primeiro festival deste género num âmbito ibérico”, onde mais de 80 por cento dos expositores são da região. 
Jorge Humberto, em representação da Associação Baía de Setúbal, [organizadora do evento] explicou que o festival é constituído por três componentes importantes. “Uma popular, patente na feira de vinho, outra orientada para a promoção do moscatel, através do concurso ibérico, e uma outra destinada à projeção internacional dos nossos vinhos, porque se só forem conhecidos por nós é dizer o mesmo que não são conhecidos de todo.” 
Na realidade, realça Jorge Humberto, a fama latente dos vinhos ibéricos, em especial da região de Setúbal, deve ser materializada, desejando-se “passar do enorme potencial que existe, e que tantas vezes é mencionado, para o real”. 

SpeedWine Business chega a Setúbal
A primeira edição do Festival Ibérico de Vinhos tem entrada a um euro e funciona no dia inaugural até à meia-noite. No sábado, 4 de Maio, a feira abre às 10 e encerra às 24 horas, enquanto no último dia, domingo, fecha às 19 horas.
No decurso da feira realizam-se várias atividades relacionadas com provas comentadas de vinhos e de demonstrações ao vivo de cozinha gourmet. 
O programa da feira inclui ainda um concerto de fado, com Pedro Lisboa e Inês Duarte, no dia 3, às 22 horas, enquanto no dia seguinte, 4 de Maio, também às 22 horas, é a vez da cultura espanhola animar o recinto, através de um espetáculo de sevilhanas. 
Numa vertente orientada especialmente para o setor profissional, o festival promove no dia 3, na Casa da Baía, o Concurso Ibérico de Vinhos Casta Moscatel 2013, em que os produtos sujeitos à avaliação são analisados por especialistas conceituados ao nível internacional na área vinícola. 
No dia 4 de Maio tem especial destaque a vertente empresarial do certame, com a realização do SpeedWine Business, iniciativa inspirada nos conhecidos speed dates. 
Tal como nos encontros em que solteiros têm oportunidade de conhecer potenciais parceiros em diálogos de curta duração, o SpeedWine Business procura, através de reuniões sucintas, divulgar os produtores e produtos vinícolas da Península Ibérica junto de especialistas do setor, bem como de outros empresários oriundos de diferentes locais do mundo. 
O elenco de especialistas conta com as presenças de personalidades com reputação no meio, casos de Aiping Chen Liu, da China, de Béatrice da Ros, de França, e Isabel Mijares, de Espanha. 
Em paralelo, realizam-se no decurso do festival visitas técnicas a adegas da região. 
Mais informações podem ser consultadas no sítio oficial do certame, em www.fivsetubal.com.

Agência de Notícias 

Comentários