Sesimbra recupera Moagem de Sampaio


Núcleo Museológico da Moagem de Sampaio abre dia 25 de Abril

A inauguração do Núcleo Museológico da Moagem de Sampaio é o grande momento das comemorações da Revolução dos Cravos, no concelho de Sesimbra,  e terá lugar no dia 25 de Abril, quinta-feira, às 11 horas. O edifício tem 95 anos e é uma referência em Sampaio, freguesia de Sesimbra.

Câmara de Sesimbra transforma antiga moagem em museu da vila  

Há 95 anos começava a laborar no concelho de Sesimbra a primeira moagem de cereais motorizada. A unidade, da firma Morujão & Lourinha, situava-se em Sampaio, numa antiga cavalariça, junto à Quinta de Sampaio, um dos principais centros agrícolas da altura. Começa assim a história de um local que passa a ser um importante museu na vila de Sesimbra.
Com quase um século de história, o edifício manteve-se como uma marca dos tempos áureos da ruralidade no concelho e da sua evolução industrial e tecnológica, acabando por ser adquirido pela Câmara Municipal de Sesimbra. Depois de alguns anos sem qualquer função, em que muitas das estruturas se foram degradando, começou a ser recuperado em 2008.
Os trabalhos rondaram os 160 mil euros, comparticipados em 60 por cento pelo Programa de Desenvolvimento Rural, ao abrigo de uma candidatura apresentada pela Câmara de Sesimbra à Associação para o Desenvolvimento Rural da Península de Setúbal, e incluíram a substituição da estrutura da cobertura e do primeiro piso, a colocação de novo soalho, o isolamento térmico e acústico, a reparação da alvenaria, a instalação das redes de águas, saneamento, eletricidade e iluminação e a implementação dos suportes museográficos.
O projeto, que também envolveu a comunidade, permitiu aproveitar a maioria dos equipamentos e mecanismos originais e reintegrar na estrutura o primeiro motor da moagem, que tinha estado vários anos ao ar livre, na Escola Secundária de Sampaio.
A par da história e recuperação deste engenho, com um valor patrimonial incalculável, o público vai poder conhecer no Núcleo Museológico da Moagem de Sampaio a história do edifício, os rostos de quem lá trabalhou e as suas ferramentas, o circuito de funcionamento da unidade, a riqueza rural do concelho nos anos 30 e a exposição O Trigo Antes da Moagem, entre muitos outros saberes e curiosidades.
A inauguração acontece esta quinta-feira, Dia da Liberdade, às 11 da manhã com uma intervenção do presidente da Câmara, Augusto Pólvora. De tarde, pelas 15 horas,
Manuel Félix dos Santos, último proprietário e funcionário da Moagem de Sampaio, fará uma visita guiada pelo edifício e contará a história – e as estórias – do mesmo.


 
Agência de Notícias 

Comentários