Seixal e Barreiro contra fecho de Correios


“Estas são medidas contra as populações”

A Câmara do Seixal aprovou, em reunião do executivo, uma moção contra o encerramento da Estação de Correios de Amora, considerando que se trata de "inaceitável retrocesso na prestação de serviço público". No Distrito de Setúbal esta é a segunda Estação de Correios com ordem de fecho. A outra é a Estação da Quinta Grande, uma das maiores do concelho do Barreiro e também neste caso a autarquia local criticou a medida dos Correios de Portugal.

Fecho de estações de Correio preocupa autarcas da Amora e Barreiro

"O município lamenta que a intenção da Administração dos CTT de encerrar a estação de Amora tenha sido projetada e decidida sem informação e diálogo com a Câmara Municipal, enquanto representante da população do concelho", refere o documento aprovado pelos autarcas do Seixal. 
O executivo municipal, liderado por Alfredo Monteiro (PCP), explica que a Junta de Freguesia da Amora recebeu a informação do enceramento "a breve prazo" da estação por parte da administração dos CTT.
"O encerramento do Posto em Amora iria colocar em causa o acesso aos serviços públicos a que as populações têm direito, além de significar a perda de postos de trabalho, aumentando os dramáticos níveis de desemprego", defende.
A autarquia discorda da decisão e protesta em relação à forma como foi anunciada e decidida, exigindo o "total conhecimento e os esclarecimentos fundamentados sobre os planos da empresa pública para o concelho do Seixal".
O executivo solicitou também uma reunião ao secretário de Estado das Obras Públicas, Transportes e Comunicações e ao presidente do Conselho de Administração dos CTT.
 
Quinta Grande também com ordem para fechar
Além da  Amora também a Estação de Correios da  Quinta Grande, no Barreiro, também está na  lista  dos Correios de Portugal para fechar. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores das Comunicações, “em termos de volume de negócios, de trabalhadores e de densidade populacional a que dá resposta, esta é a maior estação de correios do concelho”. Também neste caso, a autarquia do Barreiro aprovou uma monção – por maioria – contra o encerramento da Estação. O presidente do município, Carlos Humberto, diz que essa medida “é, no mínimo, incompreensível”.
O presidente recordou que, “até 2025, existe um contrato com os CTT que estipula para aquele espaço funções ao serviço das populações”. Carlos Humberto frisou ainda que esta é uma das Estações de Correios que serve uma grande camada da população do concelho, nomeadamente das freguesias da Verderena e do Alto do Seixalinho.
Demonstrando o “desacordo com a posição da administração dos CTT” sobre esta matéria, o documento expressou a solidariedade da autarquia barreirense para com todas as ações de protesto que vierem a ser levadas a cabo.
Segundo o Sindicato dos Trabalhadores das Comunicações, a administração dos CTT quer “encerrar 200 estações de correios por todo o país, até ao final do Verão”.

Agência de Notícias 

Comentários