Maior rede hoteleira do mundo investe na Comporta


Grândola ganha investimento de 92 milhões de euros

A Herdade da Comporta, em Grândola, deu início à construção do projecto Comporta Dunes, que com um investimento de 92 milhões de euros vai incluir o primeiro hotel operado pela AmanResorts da Península Ibérica, o qual deverá estar pronto em 2015, disse Adrian Zecha, o fundador do grupo asiático. Para o ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, “o empreendimento da Comporta Dunes Hotéis e Golfe, na Herdade da Comporta, é o primeiro grande investimento do pós-crise em Portugal”.

Amanresorts investe 92 milhões em projecto na Comporta (Grândola) 

Se não fossem as placas a dizer “Herdade da Comporta” seria muito difícil chegar ao local onde, em dezembro de 2015, vai inaugurar o primeiro hotel da Aman Resorts em Portugal. Fica na Comporta, perto da praia do Pêgo, só que escondido no meio das dunas, da vegetação e das árvores. Mas foi por isso mesmo que uma das marcas de hotéis mais luxuosas do mundo decidiu, juntamente com o Grupo Espírito Santo, desenvolver ali um projeto, o primeiro em Portugal e na Península Ibérica.
“Vim à Comporta há 20 anos e fiquei impressionado. Este local é especial. É selvagem, está intocado e tem escala”, disse o fundador da Aman Resorts, Adrian Zecha, à margem da apresentação do projeto. Foi ele que, “há sete ou oito anos”, incentivou o grupo Espírito Santo a fazer um hotel. “É um local ideal para a Aman.” Mas ressalva: “De certeza que não terá construção a mais. Odiamos turismo com construção a mais, como o Algarve. Isso não é para nós”.
É por isso que o projeto ficará a 1,2 quilómetros da praia, tal como a lei portuguesa exige, e que o hotel terá apenas 40 quartos, porque segundo Adrian Zecha, a Aman nunca constrói mais do que 50 quartos. Contudo, ao hotel irá juntar-se ainda um campo de golfe, 36 villas Aman, uma clubhouse e ainda um outro projeto do grupo Espírito Santo, de 51 villas. “Estes projetos todos só representam 8 por cento dos 370 hectares do Comporta Dunes”, disse o CEO da Herdade da Comporta, Carlos Beirão da Veiga.

Investimento de 92 milhões
Aos 40 milhões que vai custar a construção do hotel e spa da Aman, juntam-se ainda nove milhões do campo de golfe, cinco milhões da clubhouse, 7,5 milhões das três primeiras villas Aman e ainda 37 milhões dos preços dos terrenos. Tudo junto, são 92 milhões de euros e aquilo a que o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, diz ser “um dos maiores, senão o maior investimento turístico em Portugal na última década”.
Quase as mesmas palavras teve o ministro da Economia: "este é o primeiro grande projeto turístico do pós-crise em Portugal", disse Álvaro Santos Pereira na cerimónia de assinatura do contrato de investimento entre a Herdade da Comporta e a AICEP (Agência para o Investimento e o Comércio Externo de Portugal).

Conceito inovador do projecto
O projecto é desenvolvido em torno de três eixos, diz ainda Manuel Fernando Espírito Santo, designadamente proteger os factores únicos e ambientais do território, reforçar e potenciar as actividades tradicionais da herdade, em particular a exploração agrícola e florestal e em terceiro lugar, o apoio à comunidade local das sete aldeias que estão integradas na herdade da Comporta.
"Mais do que a assinatura do acordo e do lançamento da primeira pedra, o momento marca o arranque efectivo do programa global de desenvolvimento turístico da herdade que assenta no desenvolvimento integrado de toda a herdade nas suas vertentes económica, social e ambiental", acrescentou na ocasião. A unidade hoteleira foi caracterizada como apresentando um "conceito inovador", perfeitamente integrado no espaço natural envolvente, de elevada qualidade ambiental e paisagística.
Os quartos, com uma área aproximada de 135 metros quadrados, são construídos em pisos térreos e circundados por vegetação autóctone, dispondo metade deles de piscina integrada.
No núcleo central do Hotel ficará instalado o Spa Àman, com uma área de cerca de
2.000 metros quadrados, com ginásio, sauna, banho turco e seis salas de tratamento especializado.
O complexo incluirá ainda um apoio de praia inspirado nas estruturas de lazer já existentes em várias praias da Costa Alentejana.
O projecto aposta numa baixa densidade de ocupação e de construção de forma a proporcionar um ambiente intimista e tranquilo.
Além do hotel haverá ainda um conjunto de 36 moradias exclusivas integradas no complexo Àman. O conjunto de moradias ocupará uma área total de 36,5 hectares, tendo cada moradia cerca de 850 metros quadrados de área coberta. O investimento inicial inclui as primeiras três moradias, que se prevê que sejam construídas em simultâneo com o Hotel e Spa. Os locatários das moradias terão acesso privilegiado aos equipamentos e serviços do Hotel.

Agência de Notícias 

Comentários