Festival Queijo, Pão e Vinho em Quinta do Anjo


Muito pão, queijo e vinho sobre a mesa a partir de hoje

A localidade de São Gonçalo, na freguesia de Quinta do Anjo, concelho de Palmela, recebe, hoje, amanhã e domingo, a 19.ª edição do Festival Queijo, Pão e Vinho onde, ao longo de três dias, irão estar presentes cerca de meia centena de produtores para dar a conhecer, e a provar, o queijo de Azeitão e outros queijos de ovelha, produzidos na região, assim como o pão e os vinhos, acompanhados pela gastronomia e pela doçaria tradicional.

Até domingo, Quinta do anjo oferece Queijo, Pão e Vinho 

Promovido pela ARCOLSA – Associação Regional de Criadores de Ovinos Leiteiros da Serra da Arrábida, e pela Câmara Municipal de Palmela, aquele Festival já ultrapassou as fronteiras da região e atrai, anualmente, milhares de visitantes de todo o país com o seu programa de animação vocacionado para um fim-de-semana em família e em contacto com o mundo rural.
Este ano, o evento (cuja entrada tem o valor simbólico de um euro, existindo ainda o bilhete único para os três dias a dois euros) apresenta uma novidade no programa com o retomar da Bênção dos Rebanhos, junto à capela de S. Gonçalo, no sábado de manhã, às 10.30. No entanto, os Laboratórios do Gosto com provas comentadas de vinhos e queijo de Azeitão, animação musical, “workshops” de dança e espectáculos pelas colectividades do concelho, passeios pedestres, em BTT e a cavalo, espectáculos equestres e aulas de equitação, demonstrações caninas e de tosquia, animação infantil no espaço do Museu do Ovelheiro e as já incontornáveis corridas de ovelhas no “ovinódromo” do recinto são mais algumas das actividades de que os visitantes podem desfrutar, em pleno coração da Arrábida, candidata a Património Mundial.

O programa
Do programa deste ano destacamos a realização de três Show Cookings com alguns dos melhores Chefs nacionais, que utilizarão os produtos locais para a elaboração de ementas inovadoras, e a participação das adegas da região. No dia 6, às 15 horas, o Chef Nuno Diniz (Chef Executivo da York House; Chef mentor do projeto Top Chef) dinamiza um Show Cooking que contará com provas de vinhos comentadas pela Casa Agrícola Assis Lobo e pela Venâncio da Costa Lima. Durante a manhã de domingo, os papéis invertem-se, com o Chef Helder Martins (Chef Executivo Meya, Viva Lisboa, Prochef Agency, Top Chef) a seleccionar os vinhos para acompanhar as ementas confeccionadas pela Casa Agrícola Horácio Simões. Finalmente, no domingo, às 15 horas, o Chef Rui Matias (Chef Executivo Moscatello, Arrábida Golf Academy Resort, criador do Bolo do Caco) realiza um Show Cooking, acompanhado por provas de vinhos comentadas pela Adega Cooperativa de Palmela e Malo Tojo Wines.
Todos os Show Cookings decorrem no Auditório e têm o valor de cinco euros, podendo os interessados obter mais informações, e fazer reservas, na Rota de Vinhos da Península de Setúbal, em Palmela, através do telefone 212334398 ou do email info@rotavinhospsetubal.com.
Numa outra vertente, os visitantes do Festival têm também à sua disposição um roteiro complementar, que convida à descoberta da região e a desfrutar do património histórico, das paisagens exuberantes, do calendário cultural, dos saberes tradicionais e das iguarias de excelência preparadas pelos restaurantes do concelho de Palmela no âmbito de mais uma edição dos Fins-de-Semana Gastronómicos do Queijo de Ovelha (5, 6, 7, 12, 13 e 14 de Abril – ementa anexa), com promoções especiais para utentes do Palmela Tourist Card, um cartão gratuito que dá acesso a vantagens em hotéis, restaurantes, espectáculos, animação turística, golfe, enoturismo, artesanato e comércio, que pode ser solicitado no Posto de Turismo de Palmela ou em qualquer balcão de atendimento municipal, na rede de parceiros, nos espaços de exposição da autarquia em eventos ou através do preenchimento do formulário “online”.

Agência de Notícias 

Comentários