1º de Maio comemorado no Distrito de Setúbal

Manifestação entre o Quebedo e a Avenida Luísa Todi

“Contra o Empobrecimento, uma Vida Melhor” é o lema das acções deste ano desenvolvidas pela CGTP no dia do Trabalhador. No distrito de Setúbal a sindical marcou uma manifestação na capital do distrito, além de algumas intervenções em Alcácer do Sal e Grândola. Por outro lado, a Câmara de Setúbal determinou o encerramento no feriado do 1.º de Maio de estabelecimentos de comércio a retalho localizados no concelho com área de venda igual ou superior a dois mil metros quadrados.

1º de Maio comemorado em Setúbal com manifestação 

A agenda CGTP/União dos Sindicatos de Setúbal para as celebrações do 1.º de Maio no concelho, abrangendo igualmente Palmela, integra uma manifestação marcada para as 16 horas e que vai ligar a Praça de Quebedo à Avenida Luísa Todi, seguindo-se intervenções de vários dirigentes sindicais e momentos de animação musical.
Quanto ao distrito, no concelho de Alcácer do Sal, Santa Suzana, está prevista uma manhã desportiva, pelas 10 horas, e um piquenique pelas três horas da tarde, além de intervenções sobre temas políticos e sociais; em Casebres as festividades da CGTP começam com uma manhã desportiva e prolongam-se por todo o dia.
Em Grândola, no Jardim 1.º de Maio, as intervenções e a música começam às três da tarde e em Santo André há um piquenique pelo meio-dia.
O lema das manifestações deste ano do Dia do Trabalhador é “Contra o Empobrecimento, Uma Vida Melhor – Mudar de Política e de Governo” e a central sindical considera que os problemas do país “não se resolvem com mais pacotes de austeridade e cortes nas funções sociais do Estado”.
“É necessário a ruptura com a política da direita e com o memorando da troika; é necessário o investimento na dinamização da produção nacional e a paragem das privatizações; é necessário taxar o capital, nomeadamente as mais valias e os dividendos financeiros, e defender e melhorar os serviços públicos”, adianta a CGTP na sua mensagem de apelo à participação na manifestação, concluindo: “É possível uma vida melhor, aumentando o poder de compra dos salários, do SMN e das pensões; é possível mais e melhor emprego para todos, a dinamização da contratação colectiva e o reforço da protecção e apoios sociais”.

Câmara obriga comércio a fechar  
A Câmara Municipal de Setúbal determinou o encerramento no feriado do 1.º de Maio de estabelecimentos de comércio a retalho localizados no concelho com área de venda igual ou superior a dois mil metros quadrados.
O despacho da Autarquia especifica que o dia 1 de Maio, feriado nacional que celebra o Dia Internacional do Trabalhador, “deve, no quadro dos valores que representa, ser merecedor do respeito dos diversos parceiros institucionais”.
No texto de enquadramento da resolução camarária é reforçado o facto de o 1.º de Maio constituir “um conjunto de referências simbólicas na esfera da salvaguarda e conquista de princípios consolidados no quadro dos direitos dos trabalhadores”.

Agência de Notícias 

Comentários