Convento de Jesus, em Setúbal, em risco


Na lista de 14 monumentos europeus candidatos aos "sete sítios mais ameaçados" do Mundo

 A organização internacional Europa Nostra incluiu esta quinta-feira o mosteiro e a igreja do Convento de Jesus, em Setúbal, na lista de 14 monumentos europeus, candidatos aos "sete sítios mais ameaçados" do Mundo. O convento – actualmente em obras – é o único monumento português na lista “negra”. 
   
O principal monumento de Setúbal é um dos  mais "ameaçados" 

Representada em Portugal pelo Centro Nacional de Cultura (CNC), a Europa Nostra elaborou uma lista da qual fazem parte 14 monumentos na Europa e foi divulgada pela principal organização europeia de património, no Dia Internacional de Monumentos e Sítios.
A lista foi elaborada por um painel consultivo internacional, composto por peritos que escolheram locais ameaçados, sejam eles centros históricos de cidades, sítios arqueológicos, edifícios religiosos ou fortificações militares.
O mosteiro e a igreja do Convento de Jesus, em Setúbal – uma construção manuelina onde, em 1494, foi ratificado o Tratado de Tordesilhas entre Portugal e Espanha –, foram candidatados pela Associação Portuguesa de Casas Antigas, lê-se num comunicado do CNC.
O anfiteatro romano em Durres (Albânia), a Igreja de S. Paulo e S. Pedro em Aragatsotn (Arménia), a zona limítrofe do centro de Nicósia (Chipre), as fortificações Vauban em Briançon (França), os candeeiros a gás em Berlim (Alemanha), a antiga propriedade de Tatoi, perto de Atenas (Grécia), a cidadela de Alexandria (Itália), o mosteiro renascentista de San Benedetto Po, próximo de Mantova (Itália), a paisagem mineira de Rosia Montaña na Transilvânia (Roménia), o sítio arqueológico Neolítico de Vinca-Belo Brdo, perto de Belgrado (Sérvia), o bairro do El Cabanyal-Canyamelar, em Valência (Espanha), a Igreja Arménia de São Jorge em Mardine (Turquia) e a cidade histórica de Hasankeyf e seus arredores (Turquia) foram os outros locais escolhidos para integrar a lista candidata aos "sete sítios mais ameaçados".
A lista final dos candidatos será divulgada durante o congresso do 50º aniversário da Europa Nostra, a realizar a 16 de Junho, em Atenas, capital da Grécia. 

Agência de Notícias 

Comentários