Casal vive numa tenda, na Moita, e reclama ajuda

Jovens desempregados pedem trabalho e ajuda para viver 


Na Moita, um casal de 22 anos vive numa tenda na rua. Segundo conta o Correio da Manhã, o casal não têm rendimentos para uma casa. Ela, está desemprega e recebe 270 euros onde tem de pagar a cresce da filha de três anos que, segundo a jovem, por vezes também dorme na tenda. Ele está sem emprego e sem subsídio. Sem ajudas da família, sem apoio do Estado, resta uma tenda que serve de casa e por vezes a fome. Em contraponto, a Segurança Social diz que casal recebe subsídio e tem contrato para emprego e formação.

Casal que vive numa tenda na Moita pede ajuda 

Uma tenda serve de abrigo a um casal de 22 anos e a uma menina, de três anos. Apesar da procura, Cátia e Luís, residentes na Moita, afirmam não conseguir apoios que permitam sair da grave situação de carência económica. A Segurança Social esclarece que foi prestada ajuda ao casal, através do rendimento social de inserção e de um "contrato de inserção nas áreas do emprego para os dois jovens, assinado em Abril, para melhoria das habilitações literárias e formação profissional". 
Cátia Teixeira, mãe de Margarida, de três anos, vive na rua com o namorado, Luís Soeiro. De acordo com o Correio da Manhã, a jovem ainda não recebeu propostas de trabalho e que o pai da criança "não quer saber da filha".
Sem casa, sem dinheiro e com problemas familiares, Cátia Teixeira afirma que, "pelo menos uma vez, teve a filha consigo a passar a noite na tenda". Nos outros dias, a menina pernoita em casa da avó.
Segundo diz a jovem da Moita, "recebo 270 euros do fundo de desemprego, mas pago 90 euros de infantário. Sobram 180 euros que não chegam para a comida. Esperamos ter trabalho e apoios", afirma Cátia Teixeira. O namorado, Luís Soeiro, sem subsídio de desemprego, afirma que, por vezes, vai à apanha da amêijoa, no Rio Tejo, que vende para ter dinheiro para "matar a fome".

Agência de Notícias 

Comentários