Câmara de Alcochete “doa” antiga escola a associações

Motards do Convento e “Os Camponeses” abrem portas de novas sede
As antigas instalações escolares do pré-escolar e do Refeitório do 1.º Ciclo do Ensino Básico de São Francisco, em Alcochete, são agora as sedes do Grupo Motard do Convento e do Rancho Folclórico “Os Camponeses” de São Francisco. A cerimónia de inauguração decorreu  a 21 de Abril, no âmbito das comemorações do 25 de Abril e 1.º de Maio e ficou marcada pela assinatura dos protocolos de cedência de instalações entre a Câmara Alcochete e as duas colectividades. 

Alcochete dá casa a Racho e Grupo de Motards de São Francisco

“Num dia que, sendo singelo, tem também um simbolismo muito grande, visto que as duas colectividades concretizam um sonho muito antigo”, começou por referir o Presidente da Câmara após assinatura dos protocolos. 
Luís Miguel Franco recordou os presentes que este é também um sonho tornado realidade, em parte devido ao empenho das respectivas Direcções, mas também, porque a Câmara inaugurou, em Janeiro de 2012, o Centro Escolar de São Francisco. “Com a inauguração do Centro Escolar ficámos com os dois equipamentos onde funcionavam o Pré-Escolar e o 1.º Ciclo vagos. E, portanto, disponíveis para utilizações diversas”, frisou.
Quanto ao espaço que outrora foi a Escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico, o Presidente relembrou a intenção da Câmara para este edifício: “há muito que nós apresentámos uma proposta ao Ministério da Saúde para que, com o apoio da autarquia, se conseguisse em São Francisco adaptar aquele edifício para o funcionamento do Centro de Saúde, um equipamento que fosse ao encontro das necessidades da população. E por isso, não quisemos honorar aquele edifício com compromissos junto de colectividades ou outras entidades, porque mantemos esta proposta que fizemos e aguardamos resposta por parte do Ministério da Saúde”.
Sobre as instalações que foram doadas, o Presidente da Câmara realçou que: “sem esta convergência de vontades, sem disponibilidade nada disto seria possível. Num momento em que a conjuntura económico-financeira está complexa, pelo menos que os cidadãos mantenham esta disponibilidade, no sentido da concretização de um objectivo que é comum e que passa pela perpetuação do nosso movimento associativo”.

Associações agradecem nova casa
O Presidente do Grupo Motard do Convento, José Luís Felgueira, também não escondeu a sua satisfação e, entre sócios, familiares e simpatizantes do Grupo, agradeceu a participação de todos neste projecto que foi a construção da sede do Grupo Motard.
“Hoje é um dia muito importante para o nosso Grupo e para esta terra. Em nome do Grupo, o nosso muito obrigado a todos os sócios e amigos que contribuíram para que esta obra se tornasse realidade”, destacou.
O Presidente do Rancho Folclórico “Os Camponeses” de São Francisco, Leonel  Oliveira, reforçou que as instalações do Rancho de Folclore têm “a porta aberta” a toda a comunidade.
Durante a iniciativa, autarcas locais e munícipes realizaram uma visita a cada uma das sedes, sendo que o Grupo Motard do Convento encontra-se sedeado no espaço que outrora foi o Jardim-de-Infância e o Rancho Folclórico “Os Camponeses” de São Francisco estão instalados no então refeitório do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
Depois da inauguração das sedes, a animação prosseguiu no Largo 1.º de Maio com um convívio organizado pelo Grupo Motard do Convento e com o Festival de Folclore com participação dos três ranchos do Concelho: Rancho Folclórico “Os Camponeses” de São Francisco, Rancho Folclórico Danças e Cantares da Fonte da Senhora e Rancho Folclórico Danças e Cantares do Passil. 

Agência de Notícias 

Comentários