Aposta no Lousal vale distinção europeia

Autarquia distinguida com Prémio Geoconservação 2013


A Câmara de Grândola foi distinguida com o Prémio Geoconservação 2013 pelo trabalho desenvolvido pela autarquia na reabilitação, conservação, recuperação e promoção do Património Mineiro do Lousal, a nível urbano e social, preservando a diversidade e riqueza geológica da aldeia mineira.

Grândola transformou antiga mina em espaço de museu 

O prémio foi entregue ao Município de Grândola por Mário Cachão, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, numa cerimónia realizada esta semana, no Auditório do Centro Ciência Viva do Lousal.
Em nota de imprensa, aquela autarquia refere que ao atribuir este prémio, “a Associação Europeia para a Conservação do Património Geológico está a distinguir Grândola como autarquia modelo na conservação do património geológico, sensibilizando outras autarquias e o público em geral, para a importância de reconhecer o valor deste património como parte integrante do património natural” e recorda que “a origem e desenvolvimento da Aldeia Mineira do Lousal está intimamente ligada à exploração de pirite na Mina do Lousal, que se desenvolveu entre 1900 e 1988, transformando a exploração mineira num marco histórico” do concelho.
Em 2001, situado no antigo edifício da Central Eléctrica, foi inaugurado o Museu Mineiro do Lousal, um espaço que pretende “preservar a memória dos mineiros”, e no qual é possível visitar os locais de exploração, as galerias da mina e os Motores da Central Elétrica.
Em 2010 a autarquia inaugurou o Centro Ciência Viva, instalado num edifício associado à actividade mineira, onde funcionavam o Gabinete de Geologia, o Armazém do Óleo, a Casa do Ponto, a Casa das Lanternas, a Casa dos Equipamentos de Trabalho e o Balneário. O edifício sofreu algumas adaptações para funcionar como espaço de divulgação da cultura científica e tecnológica, dispondo hoje de áreas expositivas e módulos interactivos, a gruta virtual, um laboratório, um experimentarium, um cybercafé, um auditório, espaços lúdicos e um miradouro.
A Aldeia Mineira do Lousal, fica situada na freguesia de Azinheira dos Barros, concelho de Grândola.

Agência de Notícias 

Comentários