Alcochete inaugura Biblioteca Comunitária


Crianças de São Francisco com acesso mais fácil a livros

Inaugurada no Dia Internacional do Livro Infantil, a 2 de Abril, a nova Biblioteca Escolar e Comunitária do Centro Escolar de São Francisco, em Alcochete, já é um caso de sucesso.  “Este é o momento pelo qual ansiávamos há algum tempo”, disse Paulo Alves Machado, responsável pela pasta da educação, no dia da abertura. 
 
Crianças de São Francisco têm Biblioteca Comunitária na escola 

“Em Setembro de 2008 inaugurámos a Biblioteca de Alcochete, que se assumiu desde sempre como a âncora da leitura no nosso Concelho e depois a Câmara Municipal com todos os seus parceiros sem excepção, as escolas, as Juntas de Freguesia e a Rede de Bibliotecas Escolares, constituíram uma rede integrada de bibliotecas escolares em Alcochete”, refere o presidente da Autarquia de Alcochete.
“Tínhamos três bibliotecas escolares iniciais, integradas na Rede de Bibliotecas Escolares de Alcochete: a da Escola da Restauração, a da E.B. 2,3 El-Rei D. Manuel I e a da Escola Secundária, não esquecendo a biblioteca da Junta de Freguesia de Samouco, e hoje inovamos com o novo paradigma de Biblioteca Escolar virada para a comunidade”, acrescentou o autarca.
Luís Miguel Franco sublinhou ainda que, em Janeiro de 2012, aquando da inauguração do Centro Escolar de São Francisco, o Executivo Municipal já tinha definido “como prioridade a configuração deste espaço de excelência que é a Biblioteca do Centro Escolar de São Francisco não como um espaço fechado sobre si mesmo, mas que pudesse servir a população de São Francisco, aproximando-a da fruição da leitura e dos livros”.
Luís Miguel Franco refere “a parceria inestimável da Junta de Freguesia de São Francisco que abdicou do espólio da sua biblioteca, disponibilizando-o para o novo espaço do Centro Escolar de São Francisco” e fez votos de que esta nova Biblioteca “contribua para que cada um de nós e principalmente cada uma das nossas crianças construam os sonhos que vão fazer das suas vidas, vidas melhores”.
 “A Junta de Freguesia de São Francisco estará sempre disponível para ajudar a enriquecer o fundo documental e tudo fará junto da sua população para promover o gosto pela leitura, incentivando-a a usufruir deste espaço”, disse António José Soares, presidente daquela freguesia, lembrando que “ a Junta procurou no passado facultar um serviço de biblioteca à população”, conseguindo “reunir um razoável espólio documental” graças a doações dos habitantes da Freguesia.

Biblioteca para todos
Também a representante da Rede de Bibliotecas Escolares considerou que “a Biblioteca de São Francisco é fruto de um trabalho colaborativo de uma rede que se teceu entre a Autarquia, através da equipa do Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares, da Rede de Bibliotecas Escolares do Concelho e de todos os professores que trabalham com e para as bibliotecas escolares”. Júlia Martins louvou ainda “o empenho das professoras bibliotecárias” e “o excelente trabalho da Rede de Bibliotecas Escolares de Alcochete”.
Aida Lopes, em nome da Comissão Administrativa Provisória do Agrupamento de Escolas de Alcochete, Aida Lopes, elogiou a nova biblioteca escolar e incentivou os pais e encarregados de educação, assim como a população de São Francisco, a visitar e participar nas actividades da Biblioteca Escolar e Comunitária de São Francisco. “Esta Biblioteca Escolar é o coração da Escola e poderá também transformar-se no coração da população de São Francisco”, disse.

Agência de Notícias 

Comentários