Situação "insuportável" de alunos sem bolsa


Estudantes querem expor caso ao primeiro ministro 

Os estudantes do ensino superior vão aproveitar o próximo dia 24 de Março, Dia dos Estudante, para expor a situação "insuportável" de alguns alunos que lhes vêem negadas as bolsas de estudo "por causa das dívidas tributárias", explica o presidente da Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico, João Costa, na sequência de um comissão organizada esta quarta-feira pelo Encontro Nacional de Direcções Associativas.

Estudantes querem que Passos Coelho se pronuncie sobre as bolsas 

"As propinas aumentam todos os anos de acordo com a inflação, mas as famílias estão a perder poder de compra e não conseguem aguentar esta subida", acrescenta o dirigente estudantil. "Estamos a falar de uma situação que é insuportável para os jovens deste país que começam a abandonar os seus sonhos" por causa da falta de meios para continuarem a estudar.
Da comissão saiu a decisão de publicar um comunicado entre a noite de sábado e domingo, bem como uma conferência de imprensa a realizar em Coimbra, às 16h de domingo.
A conferência de imprensa servirá também para "divulgar aquilo que foi uma promessa do primeiro-ministro, de se reunir com o Movimento Associativo Nacional, que até agora não se realizou", disse também João Costa.
Os estudantes decidiram ainda enviar uma carta aberta a Pedro Passos Coelho no dia 25 de Março, para que se saiba que estão "à espera da dita reunião", para perceberem "em que cenário estamos e quais são as propostas do Governo para ultrapassar esta situação".
João Costa diz ainda que "o movimento associativo tem vindo a apresentar propostas no sentido de melhorar a qualidade de vida dos estudantes que às vezes não são ouvidas”. E queixa-se: “A tutela só nos apresenta as propostas depois de as decisões estarem tomadas e também queremos fazer parte dessa decisão".
Já durante a tarde de hoje, cinco associações de estudantes manifestaram-se junto à Assembleia da República.


Agência de Notícias 

Comentários