Moradores confrontam polícia na Bela Vista

Distúrbios depois da morte de jovem de 18 anos

Vários grupos de jovens incendiaram caixotes do lixo esta noite, na Bela Vista, em Setúbal. A polícia já fez vários disparos de aviso. Os jovens respondem com insultos e pedras. Protestam contra o papel da polícia numa alegada perseguição, neste sábado à tarde, que terá acabado com a morte de um jovem de 18 anos. Fontes referem que o jovem terá sido baleado e a PSP garante que o rapaz despistou-se. 

PSP atenta às movimentações dos moradores da Bela Vista, em Setúbal

A esquadra da PSP da Belavista, em Setúbal, está rodeada por moradores do bairro. Os populares protestam contra o papel da polícia numa perseguição, neste sábado à tarde, que acabou com a morte de um jovem de 18 anos.
O adolescente seguiria numa mota, sem capacete e não parou numa operação stop, de acordo com agentes da própria PSP citados pelas repórteres da SIC e da TVI que estão na Belavista. Seguiu-se uma perseguição policial com os agentes a dispararem “dois tiros para o ar”, segundo a SIC, e “vários tiros sobre o veículo”, segundo a TVI, ou ainda como escreve o Expresso, o jovem despistou-se "contra um poste da EDP, quando seguia de moto".
A estação de Queluz adianta que “pelo menos uma das balas atingiu o rapaz”. Algo que a PSP não confirma, sublinhando que o jovem morreu “na sequência do acidente de mota”, escreve o jornal Público, segundo fonte da PSP em Setúbal, que remete explicações para a direcção nacional.
A direcção nacional da PSP diz que está a recolher informação sobre o que se terá passado. “Terá acontecido na sequência de um acidente de mota”, afirmou o subcomissário Vieira. O jovem viajaria sem capacete e estaria em fuga quando caiu, mas todos estes elementos, sublinhou, estão sujeitos a confirmação.
No entanto, escreve o Expresso  que a Inspeção-Geral da Administração Interna já pondera a abertura de um inquérito sobre o caso, para apurar o que se passou, mas ainda aguarda mais pormenores.
Nas imagens televisivas das duas estações podem ver-se muitos populares na rua, junto à esquadra local da PSP. Também no exterior está um dispositivo de agentes munidos de material de protecção como escudos e capacetes. A SIC relatou que alguns moradores deitaram fogo a dois caixotes do lixo.
Os populares é que não têm dúvidas de que o rapaz foi mortalmente atingido e, revoltados, cercaram a esquadra da PSP da Bela Vista, que foi reforçada por mais agente policiais, nomeadamente, por 30 elementos do Corpo de Intervenção.
De acordo com o DN, fonte da PJ garantiu que tiveram conhecimento do ocorrido através da comunicação social. E que ao contactar com a PSP para saber o que se passava na realidade, foi-lhes dito que a situação "não requeria a intervenção da PJ".
O corpo da vítima foi transportado para a morgue do Hospital de Setúbal e só a autópsia dirá a causa da morte, se os disparos ou se o despiste.

Agência de Notícias

Comentários

  1. Se dispararam ou não não interessa fizeram o trabalho deles. Mal habituados é o q é. Sou dos que critica qdo nada fazem e sou dos que bate palmas qdo o fazem. Se esse criminoso tivesse atropelado alguma criança já não diziam nada. Conduzia ilegalmente e não parou qdo solicitado pela policia por isso muito bem as autoridade foram atrás dele.

    ResponderEliminar
  2. O miúdo teve azar, não parou e teve o azar de se despistar. A policia quanto a mim fez o q tinha a fazer, se alguém foge por algum motivo é e tem q ir na perseguição, senão nao serve para nada a policia e cada um faz o q quer. São so uns contentores a arder? E quem paga isso? Os moradores q os incendiaram? Nao me parece. Se em vez descontentares fosse o vosso carro ou casa já nao diziam isso. Haja respeito e civismo. Se o miúdo parasse como deveria já nada disto acontecia. Que mania de culpar quem faz o seu trabalho...

    ResponderEliminar

Enviar um comentário