Lisnave dá um milhão de euros a trabalhadores

Lisnave registou aumento nas vendas de reparação naval em 2012

Os acionistas da Lisnave aprovaram hoje o relatório e contas de 2012 e aceitaram também a atribuição de uma gratificação de um milhão de euros a distribuir pelos trabalhadores, até ao limite de 1,5 salários. O administrador da Lisnave, Frederico Spranger, revelou hoje que a empresa registou um ligeiro aumento no volume de vendas de reparação naval em 2012, face aos 80 milhões de euros realizados no ano anterior. 



Lucro da Lisnave, em Setúbal, distribuído pelos trabalhadores  

Foi aprovado esta sexta-feira, pelos acionistas da Lisnave, o relatório e contas de 2012 e aceitaram também a atribuição de uma gratificação de um milhão de euros a distribuir pelos trabalhadores, até ao limite de 1,5 salários.

De acordo com o documento, a Lisnave conseguiu um volume de vendas de reparação naval idêntico ao do ano anterior - 79,9 milhões de euros em 2012 e 80,8 milhões de euros em 2011 -, apesar da progressiva "degradação do mercado", conseguindo, assim, um resultado líquido de 31,2 milhões de euros, mais 990 mil euros que no ano anterior.
A redução das taxas de frete médias diárias, devido à entrada em operação de muitos navios novos, bem como a elevada cotação do euro face ao dólar, são algumas das razões apontadas para as dificuldades da reparação naval, setor onde também não se vislumbra qualquer perspetiva de melhoria nos primeiros meses de 2013.
Apesar das dificuldades, a Lisnave conseguiu assegurar o ano passado a reparação de um total de 101 navios - o mesmo número de navios que tinha reparado em 2011 -, de 60 clientes oriundos de 23 países.

Accionistas e trabalhadores recompensados
Como também refere o relatório de contas aprovado esta sexta-feira pelos acionistas da Lisnave, em 2012 houve uma redução do número de consultas para reparação, que foi o mais baixo desde 2009 (520 consultas em 2009 e apenas 483 no ano passado).
Neste cenário de grande desafio para a empresa de reparação naval instalada na península da Mitrena, em Setúbal, os acionistas da Lisnave mostram-se satisfeitos com os resultados alcançados, que lhes vão permitir receber um total de quatro milhões de euros em dividendos.
Sinal da satisfação com o resultado líquido dos estaleiros navais da Mitrena, em Setúbal, os acionistas aprovaram também uma gratificação de um milhão de euros a distribuir pelos 298 trabalhadores da Lisnave e pelos 140 trabalhadores que integram a Lisnave Yards.
Segundo o porta-voz da empresa, Humberto Bandeira, cada trabalhador irá receber, no mínimo, 80 por centro de um salário e, no máximo, um mês e meio, consoante a avaliação das chefias.


Agência de Notícias

Comentários