Distrital socialista debateu saúde na região


SNS é claramente um motivo de orgulho para o país

"Estado da Saúde no Distrito", foi o tema que a Federação Distrital do Partido Socialista de Setúbal lançou a debate, ao auditório da Associação dos Bombeiros Voluntários do Barreiro, no passado fim de semana. No encontro, ficou claro, que o "Serviço Nacional de Saúde está no código genético do PS".
Delegação do PS Setúbal visitou Santa Casa Misericórdia do Barreiro 

Madalena Alves Pereira, presidente da Federação socialista, que abriu a sessão no passado sábado, frisou que as questões relativas à saúde e ao Serviço Nacional de Saúde “são temas muito caros aos socialistas”, e que a Quinzena da Saúde pretendia compreender "como manter e melhorar aquilo que nos caracteriza como Partido Socialista, o Serviço Nacional de Saúde".
Participaram neste encontro o secretário nacional do PS para a Saúde, Álvaro Beleza, o presidente da Secção Regional da Ordem dos Médicos da Zona Sul, António Canelas e Vítor Varela, Presidente da Mesa do Colégio da Especialidade Materno-Obstétrica da Ordem dos Enfermeiros.
Este debate foi o culminar da Quinzena da Saúde promovida por aquela Federação, durante a qual decorreram muitas visitas a estruturas deste sector e reuniões com diversos responsáveis distritais da área. Aliás, no próprio sábado decorreu um encontro com a Ordem dos Médicos, visitas ao Centro de Saúde de Alhos Vedros e à Unidade de Cuidados Continuados da Santa Casa da Misericórdia do Barreiro.
As dezenas de presentes neste encontro puderam ouvir do Presidente da Secção Regional da Ordem dos Médicos, por exemplo, alguns dados relativos à organização do Serviço Nacional de Saúde, ao modelo gestionário dos centros hospitalares, e aos subsistemas de saúde. Também o Enfermeiro Vítor Varela enunciou algumas questões relativas à equidade no acesso aos cuidados de enfermagem e à deficitária rede de cuidados continuados não só no distrito, como a nível nacional.

PS defende SNS como está
Por este último orador, foi ainda feita uma referência especial para o aumento do número de partos efectuados em meio aquático no Hospital de São Bernardo, em Setúbal, no último ano, o qual vem, uma vez mais, provar a qualidade do serviço prestado nos hospitais públicos.
Para os socialistas “ficou claro que apesar das inúmeras dificuldades e contradições pelas quais atravessa este serviço nacional, este é claramente um motivo de orgulho para o país pela qualidade do serviço prestado à população e pelo seu cariz de serviço público”, realça a organização do evento.
Ao finalizar a intervenção do painel, Álvaro Beleza, e à semelhança da Presidente da Federação Distrital, voltou a frisar que o "Serviço Nacional de Saúde está no código genético do PS".

Agência de Notícias 

Comentários