65 mil 183 desempregados num mês em Setúbal


Setenta pessoas por dia ficam sem trabalho no distrito

A actual taxa de desemprego no distrito, fixada em 17,8 por cento, é motivo de grande preocupação na leitura da União dos Sindicatos de Setúbal que aponta para um crescimento no final de Janeiro de mais de duas mil pessoas sem trabalho.

Sindicatos preocupados com aumento brutal do desemprego na região 

Face aos últimos dados disponibilizados pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), a União dos Sindicatos de Setúbal (USS) diz confirmar tratar-se de uma “escalada sem precedentes” no aumento do desemprego.
Os dados revelados pelo IEFP apontam para 65.183 os desempregados inscritos no último mês de Janeiro. Ou seja, mais 2.101 face ao mês anterior, o que se traduz num aumento diário de 70 desempregados.
Segundo a leitura feita pela União dos Sindicatos, “com estes números, a taxa de desemprego no distrito saltou para os 17,8 por cento”. E mais: Em relação ao mês homólogo de 2012, verificou-se um aumento no desemprego da ordem dos 25,3 por cento.
“A brutalidade destes números são a prova evidente de quão errada tem sido a política seguida pelo Governo do PSD-CDS,” considera a comissão executiva da USS/CGTP, para quem “o aumento do desemprego é a real crise que afecta o país”.
Em comunicado, a União dos Sindicatos de Setúbal lembra que “tal como o exigiram os milhares de participantes nas manifestações realizadas no dia 16 de Fevereiro, é necessário dar continuidade à luta para correr com este Governo e exigir uma mudança de política que sirva os interesses dos trabalhadores, do povo e do país, e não os dos grandes grupos económicos e financeiros”.

Agência de Notícias 

Comentários