Setúbal investe nas ciclovias na cidade


Quatro ou cinco anos para completar rede de ciclovias

Setúbal vai implementar uma rede de ciclovias na cidade que estará pronta dentro de quatro ou cinco anos, para responder a um atraso que existe quando é comparado o número de cidadãos que utilizam a bicicleta e o ordenamento do espaço para este tipo de utilização.

Autarquia de Setúbal vai completar rede de clicovias na cidade  

Manuel Pisco, vereador do ambiente na Câmara de Setúbal, admite que esta rede significa “um progresso e uma necessidade para Setúbal que já devia estar colmatada desde o programa Polis”.
“Mais tarde será estudada uma rede de passagens pedestres”, prossegue o autarca, acrescentando que a mobilidade deve ser facilitada para todos. Mais de oito quilómetros compõem a primeira fase da rede de ciclovias. Os novos troços, situados em grande parte na área central da cidade e com ligação a percursos para bicicletas já existentes, são criados com a marcação de faixas cicláveis nas rodovias.

Manuel Pisco explica que, “durante o fim de semana, a cidade enche-se de milhares de ciclistas amadores para passear, mas faltam os percursos adequados”. O vereador do executivo responsabilizou as oposições autárquicas nos anteriores mandatos pela paragem do projeto, o vereador do ambiente entende que os 20 mil euros incluídos na primeira fase da implementação da rede de ciclovias vão tornar a cidade mais aprazível ao cicloturismo.

As ligações à Avenida Luísa Todi
Para a escolha dos pontos a integrar nesta primeira fase da rede de ciclovias para a cidade de Setúbal foram considerados aspetos relacionados com a inclinação do terreno e o perfil e estado de consolidação dos pavimentos das vias rodoviárias, de forma a implantar percursos continuados e de grande direcionalidade, fácil acesso e compreensão por parte dos munícipes e visitantes. “Numa fase mais adiantada do processo, pode-se pensar em locais com inclinação acentuada”, prossegue o autarca.
Durante os próximos meses, a ciclovia instalada na Avenida Luísa Todi terá ligação à praia da Saúde, às Fontainhas e à zona norte da cidade. No final do projeto, o objetivo passa por dotar Setúbal de uma rede ciclável com uma extensão aproximada de 26,5 quilómetros.

Agência de Notícias 

Comentários