Palmela exige mais e melhor saúde

Centenas de utentes do concelho protestam esta tarde em Setúbal

Utentes do Serviço Nacional de Saúde do Concelho de Palmela protestam esta tarde, às 17 horas, na sede do Agrupamento de Centros de Saúde Arrábida, que abrange os centros dos concelhos de Setúbal e Palmela, no Vale do Cobro, na cidade de Setúbal. Os utentes reivindicam mais e melhor saúde no concelho e querem luz verde para a construção – já prometida mas esquecida na gaveta – do Centro de Saúde de Pinhal Novo Sul.

Utentes de Palmela exigem melhor serviço de saúde e protestam hoje 

O posto de saúde de Poceirão, e os Pinheirinhos, em Pinhal Novo, são os locais para os utentes do concelho de Palmela embarcarem nos autocarros que transportarão os residentes manifestantes de Pinhal Novo, Brejos do Assa, Poceirão, Marateca, Bairro Alentejano e Retiro Azul [Palmela] até ao Centro de Saúde de Vale do Cobro, em Setúbal.
“Aguardamos uma boa adesão das populações, que se vêm cada vez com menos direitos no acesso ao elementar direito à saúde,” explica António Santos, porta-voz da comissão de utentes de Palmela, promotora da concentração agendada para esta tarde (17 horas), junto ao Centro de Saúde de Vale do Cobro, onde se encontra sedeado o Agrupamento de Centros de Saúde Arrábida, que abrange os centros dos concelhos de Setúbal e Palmela, com a organização deste protesto a apelar à presença dos “demais utentes que também se sentem lesados com esta situação”.
Segundo o porta-voz da comissão de utentes, são várias as razões que estão na base da concentração, aprazada para a tarde de amanhã, com destaque para a exigência de um novo centro de saúde, para o lado sul de Pinhal Novo, “porque o centro existente, no lado norte, já se revela claramente insuficiente”.
A reivindicação de mais médicos de família, o direito ao transporte dos doentes, o fim das taxas moderadoras e não à falta de comparticipação de medicamentos, são outras razões que assistem à concentração aprazada para hoje, esperando a comissão de utentes “ser recebida pela direcção responsável pelo Agrupamento de Centros de Saúde Arrábida, para transmitir-nos pessoalmente estas nossas reivindicações,” avança António Santos.

Pela defesa do Serviço Nacional de Saúde
Para o porta-voz da comissão de utentes de Palmela, a culpa do estado de saúde pública, “está no governo que desfere aquela que pretende ser a ofensiva decisiva contra o Serviço Nacional de Saúde e o direito constitucional à saúde para os portugueses, independentemente das suas condições sócio-económicas”.
“Com esta acção cívica, pretendemos dar provas do nosso descontentamento face àquilo que continuamos a assistir e a por em risco a assistência no futuro breve: a destruição do Serviço Nacional de Saúde”, concluí o porta-voz da comissão de utentes do concelho de Palmela.
A União dos Sindicatos de Setúbal apoia a concentração desta tarde, junto ao Centro de Saúde de Vale do Cobro.

Agência de Notícias 

Comentários